Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Transporte

- Publicada em 17 de Agosto de 2015 às 00:00

Porto Alegre retoma instalação de GPS nos táxis


Joel Vargas/PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
A instalação do sistema de GPS nos táxis da Capital foi retomada nesta segunda-feira (17). O serviço havia sido suspenso no dia 20 de julho por problemas técnicos que comprometeram o monitoramento dos veículos. 

A instalação do sistema de GPS nos táxis da Capital foi retomada nesta segunda-feira (17). O serviço havia sido suspenso no dia 20 de julho por problemas técnicos que comprometeram o monitoramento dos veículos. 

Um grupo de trabalho, formado por vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e entidades representantes dos trabalhadores realizaram uma auditoria para reavaliar o funcionamento dos equipamentos oferecidos pela Show Tecnologia, empresa que venceu a licitação para prestação do serviço. O grupo optou pela reativação do contrato com a companhia, depois de ajustes operacionais realizados, demonstrando um monitoramento confiável e em tempo real. 

A retomada do serviço marcou, ainda, a mudança no local de atendimento aos taxistas. A nova sede, agora, será na avenida Brasil, 191, na Zona Norte. Às 10h30min, houve um ato de encerramento do Grupo de Trabalho do GPS Táxi, no Salão Nobre do Paço Municipal.

Em novembro, será realizada nova auditoria para verificar o desenvolvimento do serviço. "É importante salientar que o sistema não é só importante para a segurança. O GPS é uma ferramenta de gestão, que vai colaborar para, no futuro, redimensionar a frota, sabendo se é preciso mais táxis para a cidade", declarou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. 

Nos próximos dias, será assinado um convênio entre EPTC e Secretaria de Segurança Pública (SSP) para operação do Botão de pânico, dispositivo de segurança nos táxis. Desde o início da instalação, há mais de dez meses, 14 ocorrências policiais, como furto e sequestro, foram solucionadas com a contribuição do GPS.

O sistema de monitoramento foi implantado com base na nova lei dos táxis (lei municipal). Todos os táxis da Capital deverão ter o dispositivo. Para possibilitar a implantação, foi antecipado o horário da bandeira 2, das 22h para as 20h.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO