Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 08 de Junho de 2015 às 00:00

Educação com mais prática na Pucrs


CAMINHA CUNHA/ASCOM/PUCRS/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Três perguntas para Marcelo Yamaguti, coordenador do curso de Engenharia de Software da Pucrs.
Três perguntas para Marcelo Yamaguti, coordenador do curso de Engenharia de Software da Pucrs.
1 Quando será aberta a Agência Experimental de Engenharia de Software da Pucrs?
Marcelo Yamaguti - Os alunos do curso de graduação em Engenharia de Software passarão a atuar na agência a partir do próximo semestre de aulas, que começa em agosto. A primeira turma do curso ingressou no primeiro semestre de 2015 e tem 60 estudantes, então o início da agência será composto por esses alunos, que estarão no 2º semestre e atuarão como programadores.
2 Como funcionará a estrutura do local?
Yamaguti - Durante quatro disciplinas ao longo da graduação, os alunos passarão pelo ambiente, atuando em diferentes papéis em projetos de desenvolvimento de software. Além dos programadores do 2º semestre, alunos do 4º semestre serão analistas, enquanto os do 6º serão responsáveis pela arquitetura. Os estudantes do 7º semestre irão gerenciar as equipes. A faculdade também vai contratar profissionais para atuar em conjunto com os estudantes e professores em todas as etapas dos projetos. Por enquanto, as funções mais avançadas serão feitas por eles, já que o curso tem somente uma turma.
3 Que tipo de projetos serão realizados na agência?
Yamaguti - O ambiente tem a finalidade de propiciar aos alunos o exercício de situações reais de projetos, viabilizar a integração interdisciplinar dos conteúdos e permitir contato com organizações e empresas. Por isso, no primeiro momento iremos realizar projetos internos para unidades da universidade, mas depois serão feitas parcerias com empresas.

Sobe

Itaú Banco uniu-se com a Redpoint e.ventures, empresa de capital de risco, para criar o espaço Cubo, um centro focado em empreendedorismo tecnológico em São Paulo.

Desce

Rastreabilidade Pesquisa realizada pela KPMG revela que 55% dos respondentes da indústria farmacêutica não tem pleno conhecimento sobre regulamentação da Anvisa sobre rastreabilidade.

Grupo Herval avança com SAP

O Grupo Herval começou, em março, a segunda onda do projeto de implementação do sistema de gestão da SAP na companhia, contemplando agora todos os processos produtivos das indústrias do grupo. A primeira fase, realizada no ano passado, unificou seus processos da estrutura administrativa e de recursos humanos, da Herval que conta com mais de 7 mil colaboradores. Um dos maiores projetos com tecnologia da multinacional alemã em curso no País atualmente, a iniciativa, batizada de Conexão Herval, tem consultoria das parceiras SAP gaúchas Grupo Meta e ITS Group.

Totvs tem acordo com Amazon

A Totvs fechou um acordo com a Amazon pelo qual clientes da empresa brasileira de sistemas de gestão poderão optar por rodar parte ou a totalidade de suas soluções na nuvem da Amazon Web Services. Ainda em 2012, a empresa investiu R$ 20 milhões em ampliar o seu centro de dados em São Paulo. Tudo indica que a gigante brasileira de ERP decidiu que não é bom negócio investir na infraestrutura de alta escalabilidade para dar conta do crescimento da adoção de software rodando em cloud daqui para frente. Esse é um jogo no qual não é possível ganhar da Amazon. Saiba mais sobre esse acordo: http://bit.ly/1dc1Bxp

Social

A Grapho, revenda Autodesk sediada em Porto Alegre, foi premiada como uma das melhores revendas do mundo da multinacional. Na foto: Raul Stelmar e Luiz Sasada.

Mercado de trabalho 

Ilegra - Desenvolvedor Java. Conhecimentos: Spring, Hibernate, Apache Camel, JUnit e Jackson. CVs: [email protected] >>>> ViaFlow - Analista de Testes Pleno. Requisitos: capacidade analítica, planejamento de testes, documentação de roteiro de testes, execução de testes e homologação de software, ferramentas de testes. CVs: [email protected]

Agenda

  • 10/6 - Geração de Carreiras e Mercado de TI O seminário on-line gratuito aborda temas como carreira, CCNA, Microsoft e Governança. Horário: 12h30min - 13h30min. Inscrições: http://goo.gl/EOP0r5
  • 18/6 - Serrana Morning Class O evento contará com palestras sobre redução de custos, soluções para proteção de dados e Lenovo Entreprise Business Group. Horário: 8h - 11h30min. Local: Pesonal Royal Hotel (rua Garibaldi, 153, Caxias do Sul). Inscrições: [email protected]
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO