Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COPA 2014

- Publicada em 18 de Junho de 2014 às 00:00

Capital no caminho de australianos e holandeses


WILLIAM WEST/AFP/JC
Jornal do Comércio
Um Beira-Rio colorido de laranja e amarelo. Chegou a vez de holandeses e australianos se misturarem aos gaúchos e pintarem o estádio para o segundo jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre. Sensação do Mundial até o momento, em função da acachapante goleada sobre a Espanha na estreia, a Holanda pode até mesmo encerrar a segunda rodada do Grupo B classificada às oitavas de final. Já a Austrália, mesmo em uma chave com equipes mais tradicionais e depois de perder para o Chile, ainda tenta manter as esperanças de avançar.
Um Beira-Rio colorido de laranja e amarelo. Chegou a vez de holandeses e australianos se misturarem aos gaúchos e pintarem o estádio para o segundo jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre. Sensação do Mundial até o momento, em função da acachapante goleada sobre a Espanha na estreia, a Holanda pode até mesmo encerrar a segunda rodada do Grupo B classificada às oitavas de final. Já a Austrália, mesmo em uma chave com equipes mais tradicionais e depois de perder para o Chile, ainda tenta manter as esperanças de avançar.
A partir das 13h, e contando com o clima ameno da Capital, a aposta é que a partida possa ser disputada em alta velocidade. Os europeus, em Salvador, e o representante da Oceania, em Cuiabá, acabaram enfrentando uma boa dose de calor na sexta-feira.
Agora, os dois lados têm a seu favor um temperatura mais baixa, o que pode ajudar e até mesmo influenciar na forma de atuar. “Ambas as equipes gostam de jogar nesse tipo de condição. O ritmo vai ser mais rápido do que no jogo passado”, afirmou o técnico australiano, Ange Postecoglou. “Vamos conseguir ser rápidos por mais tempo, e isso pode ser interessante”, concordou o meio-campista Jedinak. Pelo lado adversário, o treinador Louis Van Gaal também tem a mesma opinião. “A temperatura aqui é tal que realmente você pode jogar rápido”, disse.
Apesar da grande atuação em seu primeiro jogo, a equipe laranja, que jamais derrotou o rival desta quarta-feira, rechaça qualquer ideia de euforia. “Foi uma boa vitória, mas sabemos que só levamos três pontos. Nós, os mais experientes, temos que fazer com que os mais jovens fiquem conscientes de que não ganhamos nada”, destacou o meia Sneijder.
Austrália x Holanda
Mat Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Milligan, Jedinak, Oar e Bresciano; Leckie e Cahill.
Técnico: Ange Postecoglou.
Cillessen; Janmaat, De Vrij, Bruno Martins Indi e Blind; De Jong, De Guzmán e Sneijder; Robben, Lens e Van Persie. 
Técnico: Louis Van Gaal.
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia).

Sem retranca, desafio da Austrália é barrar o ataque holandês

O técnico da Austrália, Ange Postecoglou, tem a consciência do quanto é difícil parar o ataque holandês, que marcou cinco gols na estreia da Copa do Mundo. Ele chega a classificar essa missão como um “desafio”. No entanto, é preciso também entrar em campo sabendo que não basta apenas ficar atrás.
“É importante ser bom no ataque e na defesa. Sabemos que seremos pressionados, mas temos que tentar pressionar também”, afirmou o comandante, nesta terça-feira, em entrevista coletiva. Postecoglou sabe que uma derrota possivelmente deixará o país da Oceania sem chances de avançar às oitavas de final.

Mar laranja invade as ruas de Porto Alegre

André Pasquali

Uma prática tradicional da apaixonada torcida holandesa vai colorir as ruas de Porto Alegre com as cores da Laranja Mecânica. Até o fechamento desta edição, mais de 11 mil pessoas haviam confirmado presença no evento Orange Square, na rede social Facebook. O objetivo é reunir um grande número de torcedores da seleção no Centro da Capital, antes da partida entre Holanda e Austrália. O largo Glênio Peres deve receber brasileiros e estrangeiros, especialmente holandeses, que prometem cantar como fazem em uma partida de futebol.
Mais de três mil ingressos foram vendidos para holandeses acompanharem a partida entre a seleção dos Países Baixos e a Austrália. Mas o número de fãs da equipe é muito maior: desde a Copa de 1974, quando o técnico Rinus Michels implementou a chamada técnica Carrossel Holandês, os amantes do esporte passaram a ver a formação da equipe como um exemplo de futebol bonito.
O evento, organizado pela Federação de Futebol Holandesa, com apoio da prefeitura de Porto Alegre, terá a presença de DJs franceses, músicos locais, entre outras atrações. O deslocamento para o estádio Beira-Rio começará entre as 10h e 11h. Segundo os holandeses Wout Hermans e Sam Meeuse, a Orange Square é um grande evento da cultura do país e também serve para encontrar outros holandeses, aproveitar a música e tomar cerveja.

Australianos em peso para apoiar Socceroos

André Pasquali
Apesar de não ser uma força expressiva do futebol mundial, os Socceroos, como a seleção australiana é chamada, costumam arrastar multidões por onde jogam. Tradicionalmente conhecida por sua potência no rugby, a Austrália chega a Porto Alegre acompanhada por uma legião de fãs, que não medirão esforços para apoiar a equipe. Um total de 11.368 ingressos foi vendido aos torcedores do país para o confronto contra a Holanda.
Vindos de diversas partes do maior país da Oceania, os australianos se agrupam em pequenos grupos, o que reflete a falta de uma organização oficial para os torcedores. De acordo com a representação do Consulado Australiano no Brasil em Porto Alegre, nenhum evento foi programado. Dessa forma, a expectativa é de que os australianos se concentrem no Centro e percorram o Caminho do Gol até o Beira-Rio. A exemplo do que ocorreu na segunda-feira em uma famosa casa noturna da Cidade Baixa, muitos torcedores devem ocupar as boates do bairro.
De acordo com o diretor de uma agência de turismo australiana, John Schibli, a maioria dos torcedores veio para o Brasil junto a sua família ou amigos. Por isso, alguns preferem chegar mais em cima da hora ou conhecer algum outro lugar do Estado. “Nada foi organizado para nós em Porto Alegre. Eu, por exemplo, vou com um grupo para Gramado hoje (terça) e retorno na manhã desta quarta”, afirma. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO