Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COPA 2014

- Publicada em 12 de Junho de 2014 às 00:00

Com 2 de Neymar, Brasil derrota a Croácia na estreia


ODD ANDERSEN/AFP/JC
Jornal do Comércio
Neymar carrega o peso gigantesco de ser a principal esperança do Brasil na Copa do Mundo. Na estreia, nesta quinta-feira, o craque reagiu muito bem à responsabilidade, marcando os dois gols da vitória de virada sobre a Croácia por 3 a 1, no aguardado jogo de abertura do Mundial, pelo Grupo A, no estádio Itaquerão, em São Paulo. Marcelo fez contra logo aos 10 minutos de jogo, Neymar desempatou em um chute de longe, ainda na primeira etapa, e fez o segundo num pênalti duvidoso sobre Fred.
Neymar carrega o peso gigantesco de ser a principal esperança do Brasil na Copa do Mundo. Na estreia, nesta quinta-feira, o craque reagiu muito bem à responsabilidade, marcando os dois gols da vitória de virada sobre a Croácia por 3 a 1, no aguardado jogo de abertura do Mundial, pelo Grupo A, no estádio Itaquerão, em São Paulo. Marcelo fez contra logo aos 10 minutos de jogo, Neymar desempatou em um chute de longe, ainda na primeira etapa, e fez o segundo num pênalti duvidoso sobre Fred.
Mas ainda melhor que a de Neymar foi a atuação de Oscar. As principais jogadas do time saíram dos pés do meia, o titular que mais corria risco de perder a posição (para Willian) antes da Copa. Oscar criou a jogada do primeiro gol, deu o passe para Fred ser derrubado na área no pênalti do segundo e, de bico, nos acréscimos, fez o terceiro.
A má notícia do jogo é que Neymar acertou uma cotovelada em Modric e levou o cartão amarelo. Se o principal jogador não quiser perder nenhum jogo por suspensão, não pode ser advertido de novo até o fim da Copa. Luiz Gustavo também saiu amarelado.
A seleção agora volta ao Rio e de lá segue para Teresópolis. Na próxima terça, o Brasil pega o México, na Arena Castelão, em Fortaleza, às 16 horas. Já a Croácia enfrenta Camarões na quarta, às 19 horas (de Brasília), na Arena Amazônia, em Manaus.
Os olhos lacrimejando do capitão Thiago Silva no túnel que dá acesso ao campo, o choro incontido de Julio Cesar e a explosão de David Luiz para berrar o Hino Nacional eram demonstrações claras de que a emoção estava à flor da pele do time brasileiro. A ideia era tentar um gol nos 15 primeiros minutos para obrigar a Croácia a abrir mão do esquema montado pelo técnico Niko Kovac. Para isso, o Brasil marcaria no campo todo, pressionando a saída de bola croata, enquanto que os europeus esperavam no campo de defesa para roubar e sair no contra-ataque.
De início, a proposta croata é que deu mais certo. Tanto que, aos 6 minutos, Olic cabeceou na área e assustou a torcida - a bola passou raspando a trave. O gol sairia aos 10, depois que Daniel Alves tentou pressionar o goleiro. A jogada foi toda nas costas do lateral. Paulinho, que deveria dar cobertura, errou no bote e deixou o corredor livre para Olic, que cruzou rasteiro. Jelavic desviou de leve e Marcelo acabou fazendo contra.
O primeiro gol contra do Brasil na história das Copas causou um choque inicial no time e na torcida. Além disso, permitiu à Croácia seguir fechada, enquanto o time brasileiro trocava bola sem objetividade. A coisa só melhorou quando começaram as jogadas individuais, por volta dos 20 minutos.
Em três lances, Oscar, Paulinho e Marcelo conseguiram driblar seus marcadores e colocar o Brasil mais perto do gol defendido por Pletikosa. Isso acordou o time. Aos 22 minutos, Neymar fez linda jogada pela linha de fundo, não conseguiu achar Fred na área, Oscar pegou o rebote e, de esquerda, obrigou Pletikosa a fazer linda defesa.
O gol sairia 6 minutos depois, graças a Oscar, que passou por três em um curto espaço de campo e tocou para Neymar. O craque carregou pelo meio, arriscou chute rasteiro da entrada da área e mandou no cantinho esquerdo. O goleiro não alcançou.
Oscar ainda seria protagonista de pelos menos outros três bons lances do Brasil no primeiro tempo, mas nada que desse trabalho a Pletikosa, até porque Fred mal pegou na bola.
A Croácia voltou do intervalo ainda mais fechada, tirando os espaços do ataque brasileiro. Oscar e Neymar não tinham a mesma liberdade do primeiro tempo e o time começou a errar passes. Em 15 minutos, nenhum chute a gol. Para tentar mudar o cenário, Felipão mexeu na equipe, com Hernanes no lugar de Paulinho.
Mas foi a troca de Hulk por Bernard que ajudou o Brasil a chegar ao segundo gol. Isso porque Oscar passou a jogar pelo lado direito e, por lá, armou a jogada e passou para Fred, que recebeu na área e se jogou. O árbitro japonês Yuichi Nishimura viu um pênalti polêmico e ainda deu cartão amarelo para Lovren. Neymar foi para a cobrança, o goleiro chegou a bater na bola, mas não evitou o gol.
Ao fazer o segundo e passar à frente do placar, o Brasil finalmente abria a defesa croata. Melhor do jogo, Oscar colocou na cabeça de David Luiz, na pequena área, mas o cabeceio passou raspando a trave. O problema é que, com a bola no pé, a Croácia sabe jogar. Nos últimos 10 minutos, a partida passou a acontecer no campo de defesa do Brasil, com direito a uma bola na rede, invalidada após falta bem marcada sobre Julio Cesar. Os croatas, porém, criticaram bastante a marcação do árbitro.
Testada, a zaga brasileira cedeu espaços. Pior: em uma saída errada de Hernanes, Perisic acertou um chute cheio de curva e Julio Cesar teve muito trabalho para defender. Menos mal que no contra-ataque, Ramires, que havia entrado no lugar de Neymar, roubou a bola e o Brasil fez o terceiro. Oscar recebeu, carregou pelo meio e, da entrada da área, mandou de bico, no cantinho direito baixo do goleiro.
Brasil 3 x 1 Croácia
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Neymar (Ramires), Hulk (Bernard) e Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Raktic, Modric e Kovacic (Brozovic); Olic, Perisic e Jelavic (Rebic).
Técnico: Nico Kovac
Árbitro: Yuichi Nishimura
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO