Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 20 de Maio de 2013 às 00:00

Você vai perder seu emprego


BAGUETE/DIVULGAÇÃO/JC
1- Seu livro diz que os robôs vão roubar o emprego de todos nós. Como isso acontecerá?
1- Seu livro diz que os robôs vão roubar o emprego de todos nós. Como isso acontecerá?
Federico Pistono - Já está acontecendo. A Foxxcom tem planos de colocar milhões de robôs nas suas fábricas. A Amazon pretende automatizar seus estoques. Tecnologias como o Google Car devem substituir milhões de motoristas. O nível de população empregada nos Estados Unidos está na porcentagem mais baixa da história. Após cada nova recessão econômica, menos pessoas voltam a ser empregadas do que antes.
2 - Como a sociedade deve se organizar numa era de desemprego em massa?  
Pistono - No futuro, o conforto material deverá ser um direito humano assegurado. Eu acredito numa nova organização, baseada em 3Ds: digitalizar, democratizar e distribuir. Com o avanço da tecnologia, as pessoas poderão usar impressoras 3D para fabricar em casa diferentes coisas de que elas precisam para viver, a um custo muito baixo. Porque não baixar um arquivo com o design de um tênis e imprimir ele em casa?
3 - E se as empresas não quiserem entregar o arquivo com o design do tênis?
Pistono - Os sites de compartilhamento de conteúdo na Internet estão evoluindo de uma maneira em que é impossível acabar com eles. Em breve, será impossível localizar os servidores onde o conteúdo está armazenado e tirar eles do ar. É impossível impedir a informação de ser livre [O livro de Pistono se chama Robots Will Steal Your Jobs, But That’s OK – How to Survive to the Economic Collapse and be Happy e está disponível gratuitamente no site http://www.robotswillstealyourjob.com/.
Bits mudou a estratégia
A Bits, feira de TI que aconteceu em Porto Alegre na semana passada, decidiu mudar seu posicionamento estratégico nessa edição. Nas palavras do CEO do evento, Constantino Baumle, a ideia é criar um espaço de encontro e troca de ideias que evoluam para negócios, e não se concentrar em vender metros quadrados de estandes para empresas expositoras. Parece uma decisão inteligente. Na terceira edição, a Bits não cresceu em termos de expositores como o esperado. O modelo tradicional de feiras está em crise, mesmo em eventos bem mais consolidados que o gaúcho. Agora é aguardar a edição 2014 para ver os resultados. É importante para a TI gaúcha que dê certo.
PUC tem apoio à inovação
A Pucrs lançou o Programa Ciclo da Inovação, realizado com recursos de aproximadamente R$ 1,7 milhão da Finep e CNPQ e em parceria com Sucesu-RS, Seprorgs e Reginp. A iniciativa porto-alegrense é coordenada pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Nagi) da Pucrs, um dos quatro desses núcleos no Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, são 24 Nagis. Com o projeto da Pucrs, o Estado soma dois núcleos focados em TIC. O objetivo é incluir até 50 companhias neste projeto, que conta com ações de diagnóstico e elaboração de políticas de gestão da inovação. Quem coordena a iniciativa é a professora da Face Ionara Rech.
Sobe: SAP
Com 37% das menções, a SAP foi o sistema de gestão mais lembrado pelos executivos que responderam o Top Executivo da Revista Amanhã. A Totvs ficou em segundo lugar, com 13%.
Desce: TI
O IDC revisou para baixo suas previsões para o crescimento do mercado mundial de TI, de 5,5% para 4,9%. Parece pouca coisa, mas são bilhões. O valor do mercado é US$ 2,06 trilhões.
Agenda
  • 21/5 - Congresso Data Centers - Soluções para infraestrutura e casos de sucesso estão na pauta do evento voltado à gestores e contratantes. Na Fecomércio, às 8h. Inscrições: bit.ly/17N7xDk.
  • 23/5 - Google Adwords - A palestra pretende ensinar como administrar campanhas de links patrocinados no Google. Promovido pela WBI, o evento acontece na Federasul, a partir das 9h. Informações: [email protected].
Mercado de trabalho
  • Grupo Apisul - Desenvolvedor C# .NET / Delphi. Desenvolverá aplicativos para rastreamento e monitoramento de veículos e cargas. CVs com pretensão salarial para [email protected].
  • HCL - Analista de suporte de TI sênior bilíngue Inglês. Conhecimento em Citrix, VMware e suporte ao servidor remoto. Experiência  em sistema de telefonia e ITIL. CVs com pretensão salarial para [email protected].
Com a colaboração de Gláucia Civa, Leandro Souza e Juliana de Brito
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO