Porto Alegre, segunda-feira, 25 de junho de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
12°C
16°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7820 3,7840 0,58%
Turismo/SP 3,7100 3,9200 0%
Paralelo/SP 3,7100 3,9200 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
175882
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 02/09/2015

Estufas podem ser monitoradas por celular ou computador

Luiz Eduardo Kochhann

JOÃO MATTOS/JC
Cultivo protegido mantém o clima ideal e permite plantio todo o ano
Cultivo protegido mantém o clima ideal e permite plantio todo o ano

Aliando inovação e sustentabilidade, uma estufa de alta tecnologia está chamando atenção dos interessados na produção de horticultura na Expointer. A novidade pode ser controlada remotamente via celular ou computador. Além disso, suas características permitem realizar o plantio durante o ano inteiro. Os sistemas de cultivo de morango, tomates e folhosas estão expostos no Pavilhão Internacional, no estande do Programa Juntos Para Competir, uma ação desenvolvida em parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae-RS.

No local, três situações de plantio são simuladas: sistema hidropônico sem solo, para folhosas; sistema semi-hidropônico, para morangos em substrato; e tomates em vasos. As principais vantagens do cultivo protegido, nesses casos, são o controle sobre os elementos climáticos e o aproveitamento da chuva e do sol. A água é recolhida do teto da própria estufa e bombeada, por meio de energia solar, para uma cisterna. Ao mesmo tempo, um computador reúne informações e monitora as necessidades de água e nutrientes das plantas.

Por um aplicativo instalado no celular ou no computador, o agricultor programa a distribuição de água e fertilizantes a partir dos dados fornecidos pelo software. Também é possível manter a temperatura desejada dentro do ambiente, criando uma espécie de microclima. Com isso, o sistema permite o cultivo durante todas as estações do ano, além da opção de antecipar ou atrasar uma colheita em relação ao pico de safra, garantindo melhor remuneração. "A estufa se adequa perfeitamente ao Rio Grande do Sul, que tem estações climáticas bem definidas", explica o instrutor o Senar-RS, José Sérgio Müller.

Tamanho controle sobre a nutrição das plantas garante mais qualidade e a aceleração do ciclo produtivo em 1,5 vezes. Ou seja, diminuindo o tempo entre o plantio e a colheita e aumentando a produção por metro quadrado. "Esse tipo de cultivo elimina a ação de fungos presentes no solo, que inviabilizam algumas culturas ou fazem aumentar a carga de defensivos agrícolas. Dessa maneira, o resultado final é um produto mais saudável, sem contaminação por agentes químicos", completa o gerente setorial de agronegócios do Sebrae-RS, João Paulo Kessler.

O valor do investimento gira em torno de R$ 7 mil por metro quadrado. Embora seja mais cara do que uma estufa tradicional, segundo Müller, o custo acaba diluído pelo longo tempo de uso e pelas vantagens financeiras advindas da maior produtividade. Para os interessados em obter mais informações a respeito da estufa de alta tecnologia, visitas guiadas por técnicos do Senar-RS e do Sebrae-RS, com duração de trinta minutos, acontecem todos os dias da Expointer, às 9h30min, às 13h e às 15h30min.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR