Porto Alegre, domingo, 24 de junho de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
12°C
16°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7820 3,7840 0,58%
Turismo/SP 3,7100 3,9200 0%
Paralelo/SP 3,7100 3,9200 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
403483
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 02/06/2014

Multiplicam-se as opções no Rio Grande do Sul

IPA/DIVULGAÇÃO/JC
 Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre, tem novidades na área de especialização
Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre, tem novidades na área de especialização

Atentos às demandas do mercado, as universidades e os centros universitários oferecer cada vez mais opções de cursos de pós-graduação. As alternativas atendem a todas as preferências e necessidades profissionais. Entre as instituições gaúchas, é possível encontrar novos cursos tanto nas áreas mais tradicionais do conhecimento, como Administração e Engenharia, quanto em nichos que ainda buscam a profissionalização, como Turismo, Gastronomia e até Futsal.

Só a Universidade de Passo Fundo (UPF) teve seis novos cursos de pós-graduação aprovados pela Capes nos últimos quatro anos. Entre eles está um mestrado em Direito e dois doutorados – em Letras e História. Também há cursos focados em demandas específicas da região de Passo Fundo, como o mestrado profissional em Projeto e Processos de Fabricação. “Muitos dos alunos são indicados pelas próprias empresas em que trabalham. O curso é uma resposta ao mercado, que precisa qualificar sua mão de obra”, destaca Leonardo Barcellos, vice-reitor de pesquisa e pós-graduação da UPF. 

As novidades também aparecem em cursos lato sensu, como especializações e aperfeiçoamentos. No campus de São Gabriel, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desenvolveu uma especialização em Gestão Pública e Meio Ambiente exclusiva para estudantes e empresários. Um dos objetivos é afinar o diálogo entre profissionais dos setores público e privado em questões ligadas à preservação ambiental. O coordenador, Ricardo Alves, explica que o curso foi criado porque as empresas têm uma necessidade crescente de se adaptar às normas de proteção do meio ambiente. “É fundamental que os conhecimentos da área pública cheguem à iniciativa privada”, afirma Alves. 

As demandas do mercado inspiram o lançamento de cursos em áreas pouco tradicionais do meio acadêmico – entre elas o futebol. No Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre, uma das novidades é a especialização Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão. Luiz Afonso Gomes, coordenador do curso, diz que é preciso levar a sério a ideia de que o futebol vai além das quatro linhas. Cada vez mais, as disciplinas relacionadas à administração se tornam determinantes para o sucesso dos clubes e entidades ligadas ao esporte. “O futebol também envolve áreas como a gestão de negócios e gestão financeira. A ideia do curso é formar profissionais de futebol e futsal, e não apenas ficar repetindo sistemas de jogo”, explica Gomes. 

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR