Confira as dicas de Ana Luiza Ferrão, CEO da Gang

Aprofunde suas forças

Confira as dicas de Ana Luiza Ferrão, CEO da Gang

1 - LeituraAcredito muito na leitura para evoluirmos constantemente. Um livro que fez muito sentido para mim foi O Sonho Grande, do Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira. O livro aborda o tema cultura empresarial, que considero fundamental. Eles tratam sobre a importância de uma cultura sólida, com simplicidade e com um olhar de foco no resultado. Outro livro que eu recomendo muito é o Comece pelo Porquê, do Simon Sinek. Gosto muito, pois trabalha o simples, as coisas mais básicas que dão resultado e que, no final, são as que fazem a diferença. Trata sobre propósito de marca e o valor de definir o que NÃO deve ser feito (mais do que decidir o que fazer, decidir o que devemos abdicar).
1 - Leitura
Acredito muito na leitura para evoluirmos constantemente. Um livro que fez muito sentido para mim foi O Sonho Grande, do Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira. O livro aborda o tema cultura empresarial, que considero fundamental. Eles tratam sobre a importância de uma cultura sólida, com simplicidade e com um olhar de foco no resultado. Outro livro que eu recomendo muito é o Comece pelo Porquê, do Simon Sinek. Gosto muito, pois trabalha o simples, as coisas mais básicas que dão resultado e que, no final, são as que fazem a diferença. Trata sobre propósito de marca e o valor de definir o que NÃO deve ser feito (mais do que decidir o que fazer, decidir o que devemos abdicar).
2 - Viaje!
Outra dica que faz muito sentido para mim é viajar. Conhecer novos lugares e culturas abre a nossa visão, expande os pensamentos e possibilita novas ideias. É benéfico e importante, não somente para espairecer e trocar o ambiente, mas para ter o ócio criativo, para ter novos parâmetros para futuras escolhas. Além dos intercâmbios que fiz, que mudaram a minha vida e a minha forma de ver as coisas, destaco a visita ao Vale do Silício. Por lá, tive a oportunidade de conhecer empresas que têm um mindset fora da curva e analisar o que é possível mudar nas empresas mais tradicionais (novas formas de pensar).
3 - Conheça a si mesmo
Desenvolvimento pessoal é fundamental para qualquer liderança. Por isso fazer terapia, coaching, mentoring são algumas dicas fundamentais. A liderança é solitária. Por mais que se tenham trocas, a liderança exige tomadas de decisões difíceis, sejam boas ou ruins. Então, conhecer-se é fundamental nesse processo. Aprofundar suas forças, enfrentar suas necessidades, assim como manter o equilíbrio na vida profissional e pessoal, é de extrema importância e faz nos tornarmos pessoas mais preparadas.

4 - Palestras TED
Acredito que ver outras experiências nos ajudam a construir a nossa história. Por isso, palestras do TED, por exemplo, contribuem muito, pois são rápidas e profundas o suficiente. Cito uma, em especial, que
assisti recentemente e fez bastante sentido: Qual a sua desculpa, do Samuel Bortolin da Silveira. O Samuel é um atleta de triatlo com paralisia cerebral, que teria muitas desculpas objetivas para ficar estagnado, mas não aceitou nenhuma delas e foi atrás dos seus sonhos e resultados. Nós usamos parte dessa palestra na Convenção da Gang deste ano, fazendo analogias com o trabalho. Foi muito rico.