OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
NOVO HAMBURGO 04 de Junho de 2019 às 03:00.

Novo residencial atenderá portadores de transtornos mentais

Espaço poderá receber até 10 pessoas adultas e terá funcionamento 24h para receber os pacientes

Espaço poderá receber até 10 pessoas adultas e terá funcionamento 24h para receber os pacientes


/PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A comunidade de Novo Hamburgo passa a contar, a partir de agora, com um serviço especialmente criado para atender portadores de transtornos mentais graves, que não possuam vínculos familiares ou moradia. Foi inaugurado no dia 27 de maio o Residencial Terapêutico, espaço com capacidade para abrigar até 10 pessoas adultas, localizado na Rua Quaraí, 197, bairro Boa Vista.

A comunidade de Novo Hamburgo passa a contar, a partir de agora, com um serviço especialmente criado para atender portadores de transtornos mentais graves, que não possuam vínculos familiares ou moradia. Foi inaugurado no dia 27 de maio o Residencial Terapêutico, espaço com capacidade para abrigar até 10 pessoas adultas, localizado na Rua Quaraí, 197, bairro Boa Vista.

O Residencial Terapêutico vai funcionar 24 horas e os pacientes devem começar a chegar na próxima semana. A equipe está passando por capacitação para o atendimento, enquanto a seleção de pacientes segue. "Vamos ter várias formas de ingresso, via judicial, avaliação pela rede municipal de atendimento, entre outras", diz a gerente de Saúde Mental, Sayonara de Matos. A reforma do prédio de 385 metros quadrados, que pertence ao município, ficou em torno de R$ 180 mil, e o gerenciamento dos serviços terá o investimento mensal de R$ 83 mil pagos ao Grupo Solução e Gestão (SEG), vencedor da licitação

O atendimento contará com cuidadoras focadas na reapropriação do espaço residencial como moradia, na construção de habilidades para a vida diária referentes ao autocuidado, alimentação, vestuário, higiene, formas de comunicação e aumento das condições para estabelecimento de vínculos afetivos e inserção na rede social existente. "Mais do que residencial, queremos fazer daqui um lar para acolher quem mais precisa", disse Katucha. Edinilson Nogueira, gerente de projetos da empresa que reformou o local, destacou a qualificação da equipe entre profissionais do serviço social e de nutrição. "Queremos manter a essência que sentimos dessa gestão diante deste projeto. Certamente, será um lar", arrematou Nogueira.

Serão pensados Projetos Terapêuticos Singulares (PTSs) que assegurem aos usuários o respeito às suas disponibilidades, possibilidades, limitações e potencialidades em cada situação. uma proposta de trabalho multiprofissional e interdisciplinar, sintonizada com os preceitos na clínica ampliada e do Acompanhamento Terapêutico. A proposta, como salientou Sayonara, é que a permanência das pessoas atendidas no Residencial seja temporária, já que o propósito é a reinserção social.

"Este local é o resultado do trabalho de muitas mãos, e ficamos contente ao perceber que diante de todo este cenário de corte de verbas, nós estamos inaugurando um espaço como este com recursos próprios", salientou o secretário de Saúde. Naasom Luciano ainda destacou a importância de olhar para as necessidades de quem vive em vulnerabilidade social e que muitas vezes não são notados pelo restante da sociedade. "A doença hoje está nas pessoas, nossa sociedade está doente e não enxerga os outros", disse o secretário fazendo referência ao novo espaço, como representante deste olhar que se faz necessário que se abre como este olhar.

Na busca por colocar o foco na empatia, o vice-prefeito Antônio Fagan explicou que o trabalho será o de fazer a sociedade entender a diferença do tratamento a quem não tem oportunidades, e não tem possibilidade de evolução e crescimento se não tiver a participação da comunidade junto ao poder público. "Somos gente para cuidar de gente", concluiu Fagan.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br