Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Transporte

- Publicada em 22 de Junho de 2018 às 01:00

Montadoras apresentam novidades na Transposul

Volvo FH está presente nas operações de toda a cadeia do agronegócio

Volvo FH está presente nas operações de toda a cadeia do agronegócio


VOLVO/DIVULGAÇÃO/JC
Além dos debates sobre os temas relevantes para o setor logístico, a Transposul é um evento para consolidar vendas de caminhões das principais montadoras que atuam no cenário nacional. Apesar de não divulgarem números, as empresas admitem que as projeções são otimistas. Dentro dessa expectativa positiva, as companhias apresentam na feira seus principais produtos, apostando no crescimento do mercado.
Além dos debates sobre os temas relevantes para o setor logístico, a Transposul é um evento para consolidar vendas de caminhões das principais montadoras que atuam no cenário nacional. Apesar de não divulgarem números, as empresas admitem que as projeções são otimistas. Dentro dessa expectativa positiva, as companhias apresentam na feira seus principais produtos, apostando no crescimento do mercado.
O diretor de marketing da Volvo do Brasil, Daniel Mello, adianta que a empresa vai mostrar toda a oferta de caminhões e tecnologias da empresa para o setor de transporte. O executivo cita os caminhões FH, por exemplo, que estão presentes nas operações de transporte de grãos, em toda a cadeia do agronegócio, na mineração e na construção civil, no segmento florestal e em outras ações. O caminhão VM também tem aumentado sua participação no mercado, sendo largamente utilizado nas operações de média distância, em aplicações de apoio, na área de hortifrutigranjeiros e em várias outras tarefas.
Mello ressalta que o mercado de caminhões começou uma relevante recuperação no primeiro semestre deste ano, depois da crise pela qual passou o setor nos últimos anos, que atingiu toda a indústria de veículos comerciais. "Foi uma recuperação pequena, mas muito importante, uma vez que sinaliza um movimento de crescimento nas vendas para os próximos meses", salienta.
Questionado sobre de que forma a greve dos caminhoneiros afetou o mercado de caminhões, o diretor da Volvo cita a posição da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) sobre o assunto. Segundo a entidade, a paralisação dificultou o abastecimento de peças para a produção e de transporte de veículos para as concessionárias. Além disso, trabalhadores e consumidores tiveram dificuldade com abastecimento de combustível, interferindo nos deslocamentos até a rede. Esse e outros fatores, conforme a Anfavea, fizeram com que as vendas de caminhões em maio ficassem em 5,6 mil unidades, 8,7% a menos do que em abril, mas um incremento de 37,1% se comparado com as de maio de 2017.
Outra empresa que participará da Transposul é a MAN. O gerente de Operações de Campo da companhia, George Ricardo Carloto, salienta que o mercado do Rio Grande do Sul é muito importante para o grupo. Durante a feira, a empresa apresentará veículos como o MAN TGX 29.480, o VW Constellation 30.330 8x2 e o VW Delivery 11.180. Carloto também comenta que a companhia tem boas expectativas de negócios, porém não divulga valores.
De acordo com o gerente de Operações de Campo da MAN, o primeiro semestre foi marcado pela retomada gradual da economia, que se iniciou no final de 2017, e isso aqueceu o mercado de caminhões e o crescimento das vendas. "Para o segundo semestre, o comportamento deve seguir no mesmo ritmo, em especial para a MAN Latin America, com o incremento da recém-lançada Nova Família Delivery, que tem tido excelente aceitação dos clientes", projeta Carloto.

Test drive é um dos diferencias da feira

Scania R 440 será um dos caminhões expostos em Bento Gonçalves

Scania R 440 será um dos caminhões expostos em Bento Gonçalves


/SCANIA/DIVULGAÇÃO/JC
Uma das vantagens da realização da Transposul no Parque de Eventos de Bento Gonçalves é a possibilidade de os expositores de veículos comerciais colocarem seus produtos para a realização de test drive. Os pavilhões do parque são circundados por uma via asfaltada de aproximadamente um quilômetro de extensão que, em determinados horários do dia, será destinada para que o público possa testar as máquinas.
O diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil, Ricardo Vitorasso, adianta que, na área de test drive, a empresa disponibilizará o modelo R 620 V8. O executivo considera que a Transposul é um excelente momento para estar com os clientes, em parceria com as concessionárias Suvesa e Brasdiesel (que representam a Scania no Rio Grande do Sul). "Vamos apresentar todas as soluções inteligentes e conectadas Scania", antecipa. Vitorasso adianta que o estande da montadora terá um espaço reservado para os serviços. Conforme o diretor, o programa de manutenção com planos flexíveis reduz em até 16% o custo operacional. Nesta modalidade, a cobrança é feita de acordo com o quilômetro rodado (se não rodou, não paga) e faixas de consumo de combustível. Quanto menos consumir diesel, menos pagará.
A Scania exporá os caminhões pesados R 440 6x2 e R 480 6x4 em seu estande. Vitorasso ressalta que o R 440 é o caminhão mais vendido do ano, entre todas as categorias de caminhões, com 1.818 unidades comercializadas, entre janeiro e maio. O executivo informa que o primeiro semestre foi muito positivo para a companhia. "Nós fechamos o acumulado de janeiro a maio com um crescimento de 70%", enfatiza. Foram 3.137 caminhões vendidos contra 1.843 do mesmo período do ano passado.
O diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Ari de Carvalho, considera como fundamental a participação na Transposul. "Juntamente com seis concessionários Mercedes-Benz do Rio Grande do Sul, a marca realiza atendimento personalizado no evento, estimulando negócios e ampliando relacionamentos com clientes e diversos outros públicos", ressalta.
O executivo acrescenta que, além da exposição estática de veículos e da divulgação de peças e serviços, o estande da marca oferece a oportunidade de test drive com o caminhão extrapesado Actros para os motoristas que visitam a feira. Carvalho reforça que a Mercedes-Benz é líder de vendas de extrapesados em 2018. No acumulado do ano, até maio, foram emplacadas 3.455 unidades, o que representa 98% de crescimento sobre as 1.747 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado. "Na Região Sul, vale ressaltar o crescimento de 220% nas vendas de extrapesados rodoviários Mercedes-Benz no período de janeiro a maio deste ano, em relação a 2017, com 700 caminhões emplacados", comenta. Setores como agronegócio, produtos frigorificados e combustíveis estão puxando as vendas na região.