Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

congresso Nacional

Not�cia da edi��o impressa de 16/05/2018. Alterada em 16/05 �s 00h17min

Mais de 90% dos deputados alvo da Lava Jato v�o concorrer

Dos 55 deputados federais alvo de inqu�ritos e a��es penais na Opera��o Lava Jato, 50 - o equivalente a 91% do total - v�o disputar as elei��es deste ano, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo.
A maior parte dos parlamentares (42) disse que disputar� a reelei��o; quatro pretendem concorrer a uma vaga no Senado; dois a governos estaduais; um ao Legislativo estadual; e um ao Planalto. Tr�s deputados n�o responderam ou est�o indecisos. Apenas dois disseram que n�o v�o ser candidatos.
Se eleitos para o Congresso, eles mant�m foro privilegiado para serem investigados e julgados em casos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). Com o novo entendimento firmado pelo STF, no entanto, o foro para parlamentares federais s� vale para crimes praticados no mandato e em fun��o do exerc�cio do cargo.
Para o doutor em Ci�ncia Pol�tica pela Universidade de Bras�lia (UnB) Leonardo Barreto, a mudan�a no entendimento do STF a respeito do foro traz mais celeridade no julgamento de crimes de corrup��o. Ele citou o mensal�o, que levou cinco anos para come�ar a ser julgado. "Antes dessa decis�o do STF, o foro era entendido como uma coisa boa para todo mundo. O Supremo n�o tinha capacidade para julgar, isso dava uma sensa��o de seguran�a (aos investigados) muito boa", afirmou Barreto.
Desde a mudan�a de entendimento do STF, no in�cio deste m�s, ao menos 68 casos envolvendo deputados e senadores j� foram enviados pela corte para outras inst�ncias da Justi�a.
O l�der do PSDB na C�mara, Nilson Leit�o, criticou o que chamou de "ind�stria das den�ncias" e disse que a sigla n�o antecipa condena��es sobre parlamentares investigados do partido. Questionado sobre pr�-candidatos petistas investigados na opera��o, o l�der do partido na C�mara, deputado federal ga�cho Paulo Pimenta, afirmou que, "s� em um Estado policial, investigado � tratado como culpado".
Dos 50 deputados que pretendem disputar o pleito neste ano, 12 s�o filiados ao PP e outros 12, ao PT. Na sequ�ncia, aparecem seis do PSDB, quatro do DEM e demais.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia