Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 13 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Investiga��o

Not�cia da edi��o impressa de 14/05/2018. Alterada em 13/05 �s 22h53min

Itamaraty vai pedir � CIA acesso a documentos sobre ditadura militar

O Minist�rio das Rela��es Exteriores vai pedir ao governo dos Estados Unidos a libera��o dos documentos produzidos pela Ag�ncia Central de Intelig�ncia (CIA, sigla em ingl�s) sobre a ditadura militar no Brasil. O ministro das Rela��es Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB), instruiu a embaixada brasileira em Washington, a solicitar a libera��o completa dos registros sobre esse tema.
A medida � em resposta � solicita��o do Instituto Vladimir Herzog, que enviou uma carta na �ltima sexta-feira ao Itamaraty, assinada por Ivo Herzog. Ele � filho do jornalista Vladimir Herzog, morto em outubro de 1975 sob tortura pelos militares ap�s ser detido nas depend�ncias do DOI/Codi (Destacamento de Opera��es de Informa��es - Centro de Opera��es de Defesa Interna).
Na �poca, a morte foi divulgada como suic�dio, com a utiliza��o de uma foto forjada. Em 2013, como parte dos trabalhos da Comiss�o Nacional da Verdade (CNV), a fam�lia conseguiu a retifica��o do atestado de �bito, no qual consta que a morte se deu em fun��o de "les�es e maus tratos sofridos durante os interrogat�rios em depend�ncia do 2� Ex�rcito (DOI-Codi)".
Documentos que vieram a p�blico, na semana passada, mostram novos fatos sobre a participa��o do Estado na execu��o e tortura de opositores da ditadura. De acordo com registros da CIA, os generais Ernesto Geisel (1974-1979), presidente do Brasil � �poca, e Jo�o Figueiredo, ent�o diretor do Servi�o Nacional de Informa��es (SNI) e presidente entre 1979 e 1985, sabiam e concordaram com execu��o sum�ria de "inimigos" da ditadura militar no Brasil.
Tamb�m participaram da reuni�o em que Geisel foi informado da pol�tica de execu��o, os generais Milton Tavares de Souza, ent�o comandante do Centro de Intelig�ncia do Ex�rcito (CIE) e seu sucessor, Conf�cio Avelino.
"O senhor, assim como nossa fam�lia, sabe o que foi o terror e a viol�ncia promovida pela ditadura brasileira. Uma na��o precisa conhecer a sua hist�ria oficialmente para ter pol�ticas p�blicas que previnam que os erros do passado se repitam", diz a carta de Herzog dirigida a Aloysio Nunes.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia