Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Elei��es 2018

Not�cia da edi��o impressa de 11/05/2018. Alterada em 10/05 �s 22h29min

Gramado sedia um debate com cinco presidenci�veis

Painel reuniu cinco pr�-candidatos na confer�ncia nacional da Unale

Painel reuniu cinco pr�-candidatos na confer�ncia nacional da Unale


UNALE/DIVULGA��O/JC
O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, pré-candidato do PMDB à presidência da República, ficou isolado na defesa do governo de Michel Temer (PMDB), nesta quinta-feira, em um debate que reuniu no mesmo palco em Gramado, cinco presidenciáveis: Guilherme Boulos (PSOL), Manuela d'Ávila (PCdoB), Ciro Gomes (PDT) e Alvaro Dias (Podemos). O painel fez parte da programação da 22ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Meirelles, que viajou em jato fretado, chegou atrasado ao local do evento e foi acomodado ao lado de Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). Os dois se cumprimentaram, mas não se falaram até o fim do debate.
Na outra ponta, Manuela e Ciro mostraram afinidade e trocaram olhares cúmplices e comentários no intervalo das falas dos adversários. Quando a deputada do PCdoB pediu água durante sua fala, Ciro prontamente se levantou e levou seu copo até ela. Foi recompensado com um elogio. "É um cavalheiro. Por isso é meu amigo."
Enquanto aguardava sua vez de falar ao microfone sobre os temas do debate, Meirelles ouviu calado os petardos. "As famílias Setúbal e Moreira Sales acabaram de botar no bolso R$ 9 bilhões de dividendo sem pagar um centavo, enquanto a classe média morre com 27% na fonte", disse Ciro citando duas famílias que controlam bancos.
Na saída do evento, Meirelles estava atrás de Ciro, aguardando sua vez de falar com a imprensa, quando o pedetista citou seu nome. "A ideologia no Brasil tem passado do limite a ponto de impedir a racionalidade. Veja o Meirelles: é um bom amigo, mas parece que está em outro país. Para ele está tudo bem e tal", disse.
"São coisas malucas que o filtro ideológico não permite ver. Esse 1% que o Brasil teve de crescimento nominal em 2017 foi puxado pelo agronegócio por dois fatores: estação climática perfeita e uma recuperação de preço no estrangeiro", completou.
Meirelles, por sua vez, esforçou-se para defender Temer. "Acredito na educação. Estudei em escola pública. Concordamos que é preciso investimento em educação, mas o discurso vazio não resolve a realidade".
Ex-tucano, Alvaro Dias também mirou o Planalto. "O governo arrecada demais, mas aplica mal". Boulos disse que, se eleito, vai revogar a PEC do teto dos gastos e Manuela criticou o governo por reduzir os gastos para fazer ajuste fiscal.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Joaquim Andrade 21/05/2018 10h01min
Esses candidatos s�o os melhores para o Brasil. O Brasil ser� um pa�s lindo! Todas as empresas ser�o do Estado, e n�s seremos felizes numa suruba eterna dentro de uma caverna!!!!
Ana Lucia Krause 11/05/2018 10h36min
Meirelles s� n�o compartilha das mesmos ideias, s� defende algo mais verdadeiro.
Cesynha 11/05/2018 07h43min
Jair nunca aparece em debate, medroso!