Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 08 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Munic�pios

Not�cia da edi��o impressa de 09/05/2018. Alterada em 08/05 �s 22h52min

Em encontro, prefeitos pedem 'mais Brasil e menos Bras�lia' a presidenci�veis

Uma carta entregue�ontem pela Frente Nacional de Prefeitos a pr�-candidatos � presid�ncia da Rep�blica chama a aten��o para o papel das cidades no s�culo XXI, defende repactua��o federativa em diversos temas e pede "mais Brasil e menos Bras�lia". O documento foi apresentado na 73� Reuni�o Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Niter�i, na Regi�o Metropolitana do Rio de Janeiro.
Participaram do evento, em hor�rios diferentes, Manuela d'�vila (PCdoB), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Rodrigo Maia (DEM), Marina Silva (Rede), �lvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Aldo Rebelo (SD), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Henrique Meirelles (PMDB). O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT), que tamb�m � pr�-candidato e cumpre pena em Curitiba, enviou uma carta aos prefeitos.
O texto escrito pela�FNP defende o aperfei�oamento do di�logo federativo, al�m de uma repactua��o de responsabilidades e de recursos em �reas como sustentabilidade, seguran�a p�blica e mobilidade.�
Em rela��o � seguran�a p�blica, a Frente Nacional de Prefeitos defende que o governo federal assuma a coordena��o de um sistema integrado de seguran�a p�blica, para o combate ao crime organizado com a��es que combinem intelig�ncia e repress�o.
Sobre sa�de, a carta destaca que estados e munic�pios t�m investido um percentual cada vez maior dos gastos com sa�de no Pa�s.�Os prefeitos defendem que a Uni�o trabalhe com uma meta para aumentar repasses e esfor�os de coordena��o e governan�a para melhorar a qualidade dos servi�os prestados no Sistema �nico de Sa�de.
Para os prefeitos, a educa��o b�sica tem uma relev�ncia muito pequena no or�amento federal, que precisar� priorizar politicamente a implementa��o da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).�"Isso inclui prover condi��es concretas de infraestrutura nas escolas e forma��o de professores para garantir que, a partir de 2019, a BNCC seja efetivamente implantada", destaca a FNP, que tamb�m pede investimentos em ensino em tempo integral.
A promo��o da integridade e a preven��o da corrup��o tamb�m constam no texto, que defende o fortalecimento dos �rg�os de controle e programas de financiamento e apoio t�cnico para a implementa��o da Lei de Acesso � Informa��o e dos Portais da Transpar�ncia nos munic�pios. A carta considera ainda que a retomada da gera��o de empregos depende dos investimentos municipais e que, nesse contexto, � preciso desburocratizar o acesso a recursos para realizar esses investimentos.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia