Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 02 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Congresso Nacional

Not�cia da edi��o impressa de 03/05/2018. Alterada em 02/05 �s 22h47min

C�mara recorre ao STF contra decis�o que impediu visita a Lula

Sob press�o dos petistas, a Mesa Diretora da C�mara dos Deputados entrou com uma a��o no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decis�o da ju�za Carolina Lebbos, da 12� Vara de Execu��es Penais de Curitiba, de impedir a comiss�o externa da casa de visitar o ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT) na Superintend�ncia da Pol�cia Federal no Paran�. A casa alega que houve viola��o do princ�pio de separa��o de Poderes e prerrogativas do Legislativo.
Em 23 de abril, a magistrada vetou a entrada dos deputados, sob a alega��o de que n�o havia motiva��o para a realiza��o da dilig�ncia. A ju�za tamb�m destacou que, como uma comiss�o de senadores j� havia vistoriado a cela de Lula, n�o havia necessidade de nova visita de parlamentares.
Assinada pelo presidente da C�mara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Argui��o de Descumprimento de Preceito Fundamental com pedido de medida cautelar prop�e a anula��o da decis�o da ju�za e autoriza��o imediata da entrada da comiss�o externa na cela de Lula.
A C�mara alega que a decis�o da magistrada restringiu o acesso de autoridades do Legislativo e que isso fere cl�usula p�trea da Constitui��o. "A decis�o impugnada cria um obst�culo intranspon�vel ao exerc�cio de prerrogativa constitucional do Poder Legislativo, qual seja, a de fiscalizar e controlar os atos da administra��o p�blica", diz a peti��o do Parlamento.
A comiss�o externa � formada por 13 deputados da oposi��o ao governo Michel Temer (PMDB). Os petistas argumentam que a Constitui��o permite que parlamentares entrem em estabelecimentos prisionais a titulo de fiscalizar o ambiente.
"Imp�e-se, assim, que o Supremo Tribunal Federal assegure � Comiss�o Externa o exerc�cio de suas prerrogativas constitucionais e regimentais, determinando ao ju�zo da 12� Vara Federal de Curitiba que, em comum acordo com o coordenador da comiss�o, fixe dia e hora para realiza��o da dilig�ncia para que foi constitu�da a comiss�o, observadas as restri��es impostas pela lei de Execu��o Penal", finaliza a Mesa Diretora.
O l�der da bancada do PT e coordenador da comiss�o externa, deputado Paulo Pimenta (RS), disse que insistiu por "v�rios dias" com Maia para que a C�mara entrasse com a a��o no STF. Segundo Pimenta, Maia aguardou a ju�za reconsiderar a decis�o e, diante da manuten��o, informou aos petistas que entraria com a medida para garantir a vistoria.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia