Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 10 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

10/05/2018 - 22h42min. Alterada em 10/05 �s 21h16min

O varejo dos pr�ximos anos

Domingos Valladares
A competição no varejo está crescendo, basta observarmos os movimentos da Amazon, sites de e-commerce e o movimento das lojas físicas. Muitas pesquisas mostram a mudança do perfil de compras dos clientes e seus reflexos para o mercado.
O consumidor quer agilidade nas entregas, qualidade e preços compatíveis com o valor dos produtos. De acordo com as várias tendências apresentadas na Modex 2018 - uma das maiores feiras de cadeia de suprimentos do mundo -, o modelo híbrido (e-commerce e loja física) deve prevalecer. Isso significa que todas as lojas serão um centro de serviços ao cliente.
Ou seja, o cliente poderá comprar em qualquer lugar e retirar o produto em ponto disponível da mesma rede ou receber na sua casa.
O modelo em que recebemos qualquer produto na nossa casa está muito próximo. Por exemplo, já estamos acostumados com as entregas de pizza e remédios, mas logo receberemos, na mesma velocidade, roupas, calçados, livros etc. Neste futuro, serão necessárias a automatização e robotização do varejo. Isso já está em funcionamento em diversos países do mundo e no Brasil, como são os casos do dos centros de distribuição de grandes varejistas de moda e e-commerce.
Professor da Escola de Negócios da Pucrs
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia