Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 01 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

Artigo

Not�cia da edi��o impressa de 02/05/2018. Alterada em 01/05 �s 20h16min

O Direito Desportivo e a Fifa

Alexandro Corr�a Lopes
Estamos nos aproximando de mais uma Copa do Mundo, o maior evento esportivo do planeta. Os números impressionam: 5 bilhões de telespectadores, centenas de milhares de dólares em patrocínios diretos (fornecedores/parceiros comerciais) e indiretos (direitos de transmissão/Estado Russo). De outro lado, a entidade organizadora do evento promove substancial transmutação no direito desportivo.
As regras do jogo sofreram significativa alteração neste último mês. O anúncio partiu da IFBA (International Football Board Association), órgão responsável por criar as regras da prática do futebol organizado, após avaliação acurada e prática do sistema VAR (Árbitro de Vídeo Assistente). Sua implantação ocorrerá no torneio mundial que se realizará na Rússia. As principais modificações na cartilha em que o árbitro deve se embasar para administrar a partida correspondem a 4 situações que podem determinar a mutação de um jogo: gol; pênalti; cartão vermelho; erro de identificação do infrator.
O procedimento inicia-se com uma comunicação entre o árbitro e o VAR, ou uma recomendação do VAR ao árbitro de que a sua decisão deve ser revisada. Após, o vídeo do fato é revisto no VAR, e informado ao árbitro o que realmente aconteceu.
Ao final, o árbitro decidirá, durante a suspensão do certame, rever o vídeo ao lado do campo ou aceitar a informação do VAR para tomar a decisão apropriada. Isto é, a soberania das decisões será mantida ao árbitro da partida, enquanto o sistema será um instrumento a proporcionar informações para evitar os erros crassos. Um estudo realizado pela Fifa constatou que o VAR ajuda no aumento da eficiência das decisões "corretas" em até 98,8%, bem como que o uso deste recurso diminui o tempo das interrupções e retomadas das partidas em comparação com as decisões "humanas e instantâneas" - passíveis de erros grosseiros - de recomeço do jogo. É o Direito Desportivo - regras do jogo - sendo aprimorado pelo uso da tecnologia em tempo real (on-line).
Professor de Direito Desportivo
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia