Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 02 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Espanha

Not�cia da edi��o impressa de 03/05/2018. Alterada em 02/05 �s 22h46min

Grupo separatista basco ETA formaliza sua dissolu��o completa

O grupo separatista basco ETA anunciou ontem�que "dissolveu completamente todas as suas estruturas", atrav�s de carta enviada a entidades bascas e grupos da sociedade civil. O texto foi publicado pelo jornal espanhol El Diario e afirma que o grupo reconhece sua responsabilidade ao n�o ter resolvido o conflito pol�tico regional.
O ETA, cujas iniciais significam Euskadi Ta Askatasuna, ou Pa�s Basco e Liberdade, matou 853 pessoas ao longo de sua campanha armada em busca da cria��o de um Estado Basco independente no Norte da Espanha e no Sul da Fran�a.�O grupo foi fundado durante o regime do general Francisco Franco e conquistou as manchetes mundiais quando matou o sucessor do ditador, � �poca primeiro-ministro do pa�s, Luis Carrero Blanco, em 1973.
Em abril, o ETA divulgou comunicado em que pedia desculpas �s v�timas e �s fam�lias delas. No texto, o grupo ainda prometeu n�o retornar � luta armada.� Na ocasi�o, os militantes anunciaram seu desarmamento, quando entregaram os esconderijos de suas armas � Justi�a francesa.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia