Mariane Miorim quis fazer o Sherlock e Dog bombar nas redes Mariane Miorim quis fazer o Sherlock e Dog bombar nas redes Foto: /MARIANE MIORIM/DIVULGA��O/JC

Influenciadores como aliados do neg�cio?

As experi�ncias de quem contratou personalidades para divulga��o

Uma forma nova de investir no pr�prio neg�cio com criatividade e amplia��o de alcance de clientes est� na ado��o de uma estrat�gia de comunica��o por meio de influenciadores digitais. Essa foi a percep��o de dois empres�rios do Vale do Rio do Sinos para divulgar seus neg�cios e provocar impacto na rela��o entre consumidores e marcas.
J�nior Bernardi, 24 anos, administrador da Atrius, empresa de Port�o especializada em produtos de limpeza, decidiu investir na proposta enquanto acessava o Instagram. De uma navega��o informal, surgiu o estalo para a experi�ncia.
"Sempre tive vontade de testar o alcance dessa forma de propaganda. Uma �tima sacada s�o as 'lives', que acabam prendendo o espectador ao an�ncio. Diferentemente de um simples 'storie', em que � poss�vel ignorar", considera.
No per�odo de cinco meses, o empres�rio percebeu um retorno positivo para o investimento.
"� uma experi�ncia de baixo custo e que traz muito alcance e credibilidade. � uma an�lise particular, mas achei positiva, principalmente porque n�o houve indicativos de rejei��o", diz o empres�rio.
J� para a empres�ria Mariane Miorim, de 36 anos, tr�s dos quais dedicados ao Sherlock & Dog, franquia de cachorro-quente de S�o Leopoldo, a mesma estrat�gia n�o trouxe o retorno desejado, embora concorde que tenha auxiliado significativamente para a divulga��o.
"N�o foi um 'boom'", avalia. Ela, inclusive, credita a aceita��o abaixo do esperado ao perfil dos moradores. Nem por isso se arrepende.
"A cidade sempre me pareceu muito resistente a com�rcio de bairro. Mas vale a pena, visto que recebemos muitas liga��es e coment�rios nos associando ao influenciador e que, querendo ou n�o, nos trouxe para mais perto das redes sociais, onde trabalhamos muito o nosso estabelecimento", conta.
Mariane firmou contrato de tr�s meses, expirado no final de 2017. Acostumada a realizar trabalhos com influenciadores, ela observa: "� um efeito muito interessante de ser analisado. Isso porque as pessoas, de fato, v�o atr�s do que influenciadores falam. Se eles dizem que � bom, h� quem compre e prove por indica��o".
Essa presta��o de servi�o se consolida � medida em que as pessoas est�o cada vez mais conectadas em sites de redes sociais.
Uma prova disso est� na terceira edi��o do estudo "Os influenciadores Quem brilha na tela dos brasileiros", realizado pela Provokers para o Google, que apontou o youtuber Whindersson Nunes como a personalidade em v�deo mais influente do Pa�s, superando nomes como L�zaro Ramos, Juliana Paes e Rodrigo Faro.

O que diz o influenciador

Tanto a Atrius quanto a Sherlock & Dog recorreram aos servi�os de Fabiano Baldasso, 44 anos. Jornalista esportivo que fez carreira no r�dio, ele come�ou a trabalhar com redes sociais h� cerca de nove anos como "uma nova realidade de comunica��o". De acordo com Baldasso, o momento-chave se deu a partir da percep��o de que sua audi�ncia era superior em rela��o aos ve�culos com os quais trabalhou. "Eu acredito na fixa��o de marca, no trabalho a longo prazo. Sobretudo, me preparei muito para isso", comenta o porto-alegrense. Segundo Baldasso, a empreitada garante um retorno financeiro 15 vezes superior em compara��o com o seu auge dentro de um ve�culo de comunica��o. "Tenho 38 patrocinadores. Nenhum deles eu procurei. Fora os seis a sete contatos que recebo por dia. Cheguei a um ponto de n�o ter condi��es de ter mais patrocinadores", exp�e o jornalista.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Texto relacionados
Mostre seu Negócio