Porto Alegre, quinta-feira, 24 de maio de 2018.
Dia Nacional do Caf�.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Ind�stria Naval

Not�cia da edi��o impressa de 25/05/2018. Alterada em 24/05 �s 19h53min

Polo naval: Estagna��o pode se prolongar

ALINA SOUZA/PAL�CIO PIRATINI/JC
O conjunto de três estaleiros, instalados nas cidades de Rio Grande e São José do Norte, já chegou a empregar mais de 20 mil pessoas. Mas, com a movimentação drasticamente reduzida, conta atualmente com menos de mil trabalhadores, em funções de manutenção e conservação. Empresários e gestores públicos destacam a busca de alternativas para recuperar a região - tanto na aposta em novos negócios como na retomada da produção naval.
O compasso é de espera. O estaleiro QGI, em Rio Grande, aguarda os cascos das plataformas P-75 e P-77, que virão da China, mas provavelmente apenas no segundo semestre. O EBR, em São José do Norte, concluiu a P-74 em fevereiro e busca novas encomendas. "Acreditamos que, em médio prazo, teremos novos contratos de construção de módulos e integração no EBR", projeta o diretor-presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) Polo Naval de Rio Grande e Entorno, Danilo Giroldo.
O terceiro estaleiro, o Rio Grande, é o de situação mais difícil, devido ao processo de recuperação judicial da empresa proprietária, a Ecovix (leia nesta página). Mas o polo naval, como um todo, sofre devido à decisão da Petrobras de não encomendar mais plataformas no Brasil, anunciada em 2017. "Embora possa se justificar tal decisão pela situação financeira da Petrobras, não houve qualquer política de redução de danos para uma região que se envolveu profundamente na indústria naval. As consequências dessa parada são muito graves", observa Giroldo, também vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Para contornar essa crise, o governo do Estado vem tentando atrair negócios para o polo, tanto na área naval como em outras, como a produção de vagões de trem. "Ainda são só ideias", admite o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, que acrescenta: "Temos consultado entidades do setor industrial e ouvido empresas. Existem empresas interessadas em explorar o polo naval. O Estado procura ouvi-las e estabelecer contatos."
Em escala local, a busca é de impulso também em outros setores da economia. Uma novidade importante é o Parque Tecnológico Oceantec, da Furg, inaugurado recentemente, com a perspectiva de fomentar e diversificar a indústria local. "Na prática, as soluções para Rio Grande passam pela economia preexistente. Pela localização geográfica, a cidade tem possibilidades que outros municípios não têm", diz o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, sem menosprezar a importância do polo naval: "A indústria naval é importante não só para a cidade, mas para o Estado e o País, e movimentava também outros setores. Temos que buscar alternativas para manter essa indústria".
 

Ecovix pretende retomar atividades e busca parcerias

Em recupera��o judicial desde 2016, a empresa Ecovix - propriet�ria do Estaleiro Rio Grande - pretende retomar as atividades no polo naval por meio de parcerias. Uma possibilidade, segundo a dire��o da empresa, seria a continuidade da constru��o da P-71, interrompida depois de rompido o contrato com a Petrobras - epis�dio que levou � demiss�o de cerca de 3,2 mil funcion�rios. O rein�cio dos trabalhos poderia gerar inicialmente em torno de 600 empregos, com apoio do grupo japon�s Toyo - que mant�m o estaleiro EBR, em S�o Jos� do Norte.
Mas tudo ainda depende da aprova��o do plano de recupera��o judicial da companhia. Em abril, o Tribunal de Justi�a do Estado decidiu permitir a retomada da assembleia de credores da Ecovix - etapa apontada como essencial para a empresa tornar poss�veis novos neg�cios. A d�vida total � de cerca de R$ 7,5 bilh�es.
Para o Sindicato dos Metal�rgicos de Rio Grande e S�o Jos� do Norte, o quadro gera apreens�o. "A Ecovix est� mobilizando a opini�o p�blica. Vemos um deslumbre, � quase uma novela mexicana. Mas queremos saber se a empresa realmente ter� condi��es de contratar", diz o vice-presidente da entidade, Sadi Machado. O sindicalista prev� um ano inteiro de incertezas para o polo naval: "Talvez, no final deste ano, aconte�a alguma coisa. At� l�, vamos sofrer".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Dia da Ind�stria 2018

Acesse o caderno especial online