Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Competitividade

Not�cia da edi��o impressa de 24/05/2018. Alterada em 23/05 �s 23h39min

Brasil est� entre os menos competitivos do mundo

O Brasil se mant�m entre os pa�ses com o pior desempenho no Anu�rio de Competitividade Mundial (WCY, na sigla em ingl�s). Dos 63 pa�ses avaliados, o Brasil est� na 60� coloca��o, uma posi��o acima do registrado no ano passado. Essa pequena evolu��o da avalia��o do Brasil est� atrelada ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
O professor Jos� Caballero, um dos respons�veis pelo estudo, acredita que o Pa�s precisa promover algumas mudan�as de longo prazo para alcan�ar posi��es melhores. "A melhora do Brasil teve a ajuda do crescimento da economia. No ano passado, vimos uma alta do pre�o das commodities, o que ajudou nessa expans�o. Tamb�m houve uma melhora no emprego. Por isso o desempenho melhor que a 61� do ano anterior", disse.
Apesar do ganho de apenas uma posi��o, esse � a primeira vez que o Brasil apresenta uma melhora desde 2010, quando o Brasil estava na 38� coloca��o, segundo o IMD (International Institute for Management Development), institui��o su��a que coordena o estudo. No Brasil, a Funda��o Dom Cabral (FDC) ajuda na coleta de dados.
Caballero afirma que h� diferentes estrat�gias para que um pa�s consiga melhorar a sua competitividade. No entanto, ao definir em que ponto uma economia quer ser mais eficiente, � preciso fazer as reformas e construir as bases para que os resultados sejam alcan�ados. "Os fatores que o Brasil precisa trabalhar dependem da estrat�gia que ele priorizar. Se for competitividade na ind�stria, ent�o � melhor trabalhar os pontos atrelados ao mercado de trabalho, por exemplo", explicou.
S�o quatro os conjuntos de fatores analisados pelo IMD: performance econ�mica, efici�ncia de governo, efici�ncia empresarial e infraestrutura. A baixa efici�ncia do governo � um dos pontos que impede uma melhora da competitividade do Brasil, mas tamb�m houve piora nas pr�ticas gerenciais, ou seja, no que tange ao setor privado. No item que avalia a habilidade dos conselhos de administra��o das empresas caiu 15 posi��es, para a 51�.
Dos pa�ses da Am�rica Latina, o melhor colocado � o Chile, que est� na 35� coloca��o. O ranking � liderado pelos Estados Unidos, que conseguiu avan�ar tr�s posi��es. Na sequ�ncia, aparece Hong Kong. Cingapura est� na terceira coloca��o e Holanda, na quarta. A Su��a aparece em quinto lugar.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia