Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Ind�stria

Not�cia da edi��o impressa de 22/05/2018. Alterada em 21/05 �s 22h39min

Confian�a de empres�rio recua pelo segundo m�s consecutivo

O �ndice de Confian�a do Empres�rio Industrial (Icei) de maio teve uma queda de 1,2 ponto em rela��o a abril, ficando em 55,5 pontos. � o segundo recuo consecutivo do indicador. Em abril, o Icei estava em 56,7 pontos, o que representou uma queda de 2,3 pontos ante mar�o. Os dados foram divulgados ontem pela Confedera��o Nacional da Ind�stria (CNI). "As duas quedas consecutivas, de abril e maio, interrompem uma sequ�ncia de oito meses de crescimento, ou pelo menos estabilidade, do Icei", cita o estudo.
Apesar da queda, o �ndice de maio mostra que empres�rios ainda seguem otimistas. O indicador varia de zero a cem pontos, e resultados acima de 50 pontos refletem confian�a do empresariado. A confian�a � maior nas grandes empresas, com 56,9 pontos. As m�dias v�m em segundo lugar, com 55,1 pontos, e as pequenas s�o as menos otimistas, com Icei de 53 pontos em maio.
O dado de maio, segundo o estudo, � resultado tanto do recuo da confian�a diante das condi��es atuais dos neg�cios quanto das expectativas para os pr�ximos seis meses em rela��o ao desempenho das empresas e da economia. O �ndice de condi��es atuais caiu para 50,1 pontos. O �ndice de expectativa recuou para 58,2 pontos, mas, como segue acima dos 50 pontos, indica manuten��o da confian�a dos industriais para os pr�ximos seis meses.
"Esses resultados podem derivar de certa frustra��o dos empres�rios quanto � intensidade da recupera��o econ�mica observada nos primeiros meses deste ano, que est� aqu�m do esperado", avalia a CNI. Por setor, a ind�stria extrativa � a mais otimista (57,6 pontos), seguida da ind�stria de transforma��o (55,8 pontos) e, por �ltimo, da ind�stria da constru��o (53,8 pontos).
A entidade explica que o Icei ajuda a entender as tend�ncias da ind�stria e da economia. Empres�rios confiantes tendem a ampliar a produ��o e os investimentos, o que estimula o crescimento da economia. Foram consultadas 2.673 empresas entre 2 e 14 de maio.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia