Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 08 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

consumo

Not�cia da edi��o impressa de 09/05/2018. Alterada em 08/05 �s 20h29min

Novo Android amplia uso da Intelig�ncia Artificial

Pichai apresentou as novidades durante o evento anual da companhia

Pichai apresentou as novidades durante o evento anual da companhia


/JUSTIN SULLIVAN/AFP/JC
O diferencial do Android P, sucessor do Oreo, será o uso de Inteligência Artificial para se adaptar ao usuário. O novo sistema foi demonstrado ontem em evento na sede da companhia, em Mountain View, na Califórnia (EUA).
A preocupação com o uso excessivo de tecnologia ditou o tom da apresentação inicial do evento anual do Google, a I/O, que teve a participação do CEO da companhia, Sundar Pichai. O novo Android vem com um modo "shush" (quieto) e "wind down" (desacelerar), para "desconectar" nas horas de sono ou de tarefas off-line. O celular irá aprender que horas o usuário vai dormir, avisar que ele está passando tempo demais na internet e controlar o brilho da tela e da bateria segundo as preferências do dono do dispositivo.
O Android P, ainda sem nome oficial, deve chegar aos primeiros celulares no segundo semestre. As mudanças do Oreo para o P são mais estruturais do que as que vieram no ano passado. Alguns gestos vão mudar, como o do botão "home", que agora será mais parecido com o do iOS, com uma barrinha horizontal que o usuário pode arrastar para cima.
Na abertura do I/O, foram demonstrados também recursos de inteligência artificial em outros produtos da empresa. Entre as novidades está um novo teclado em código morse, para quem tem deficiências de fala, e a possibilidade de colorir fotos em preto e branco no Google Photos.
O Google Maps também vai aprender mais com os padrões dos usuários e reconhecer, por exemplo, o nível de compatibilidade da pessoa com um restaurante com base em lugares que ela já frequenta. No Google Lens, a digitalização de textos será automática, auxiliando quem quer procurar palavras em fotos de documentos.
Com a tecnologia para reconhecer e reproduzir falas, o Assistente do Google irá fazer ligações por conta própria para agendar compromissos para os usuários.
Foi anunciada, ainda, uma nova versão do aplicativo de notícias Google News. O usuário poderá escolher assuntos que prefere seguir, e o formato é mais parecido com uma rede social, com a possibilidade de inserir vídeos em uma "timeline" de notícias.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia