Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 08 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Sistema Financeiro

Not�cia da edi��o impressa de 09/05/2018. Alterada em 08/05 �s 22h51min

Bndes anuncia que reduzir� at� a metade os spreads de risco

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econ�mico e Social (Bndes) anunciou que reduzir�, at� a metade, os "spreads" de risco que cobra na composi��o das taxas de juros de seus empr�stimos. Segundo o presidente do banco, Dyogo Oliveira, a redu��o foi poss�vel porque houve queda na inadimpl�ncia e porque a institui��o atualizou par�metros na metodologia de c�lculo de recupera��o de cr�dito.
Os juros do Bndes s�o formados numa composi��o do custo b�sico, que � a Taxa de Longo Prazo (TLP, que segue as taxas dos t�tulos p�blicos NTN-Bs), mais um "spread" b�sico e mais um "spread" de risco, no caso das opera��es diretas. Nas opera��es indiretas, o "spread" de risco � cobrado pelo banco repassador. Nas opera��es diretas, a queda no "spread" de risco ficar� entre 25% e 50%, conforme a classifica��o de risco de cada cliente.
O Bndes possui a pr�pria metodologia de classifica��o. Hoje, as empresas com melhores notas t�m "spread" de cerca de 1%, disse o diretor financeiro do Bndes, Carlos Thadeu de Freitas. J� as firmas com as piores notas pagam cerca de 3,5%. No caso das opera��es indiretas, o "spread" de "intermedia��o financeira" do Bndes cair� do atual 0,23% ao ano para 0,15% ao ano. "Isso tudo � derivado da revis�o das metodologias de an�lise de risco de cr�dito", afirmou o presidente.
Desde o in�cio do ano, o Bndes vem num esfor�o de reduzir seus "spreads". Dyogo Oliveira admitiu que o movimento visa a fazer frente �s quedas de custo de cr�dito, na esteira da redu��o dos juros b�sicos da economia.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia