Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 06 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Cr�dito

Not�cia da edi��o impressa de 07/05/2018. Alterada em 06/05 �s 19h52min

Maioria dos brasileiros acha dif�cil conseguir empr�stimos

Contratar empréstimo ou financiamento para fins pessoais não é tarefa fácil, conforme mostra o Indicador de Uso do Crédito apurado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Segundo a pesquisa, 54% dos consumidores brasileiros consideram difícil obter recursos por um desses meios. Entre os indivíduos das classes C, D e E, essa percepção é ainda maior e atinge 59% dos entrevistados. Já entre as classes A e B, o percentual é de 36%. De acordo com a sondagem, apenas 11% dos consumidores avaliam o processo como fácil.
Em março, 17% dos brasileiros tiveram crédito negado ao tentarem fazer uma compra parcelada, sendo o principal motivo a existência de apontamentos de inadimplência em seu nome, com 8% de menções. Há ainda casos em que a falta de comprovação de renda ou renda insuficiente (5%) inviabilizou a concessão de crédito.
De acordo com o indicador, na passagem de fevereiro para março, cresceu de 41% para 46% o percentual de consumidores brasileiros que utilizaram alguma modalidade de crédito. Os que não recorreram a recursos emprestados somam 54% da amostra. O aumento desse número fez com que a escala do Indicador de Uso do Crédito também apresentasse um crescimento de 3,5 pontos, passando de 26,2 em fevereiro para 29,7 pontos em março, embora ainda permaneça em baixo patamar.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia