Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 03 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Sistema Monet�rio

Not�cia da edi��o impressa de 04/05/2018. Alterada em 03/05 �s 22h55min

Banco Central nega que c�dulas carimbadas percam seu valor

O Banco Central (BC) esclareceu que as c�dulas carimbadas com a imagem do ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva e os dizeres "Lula livre" n�o perdem o valor, mas alertou que dever�o ser repostas, o que implicar� custo para o Pa�s.�Nas redes sociais e pelo WhatsApp, circularam diversas imagens de c�dulas sendo carimbadas com a mensagem de apoio ao ex-presidente. Alguns v�deos mostram c�dulas com mensagens escritas a m�o. Houve comerciantes que se recusaram a receber as notas carimbadas e fixaram avisos perto do caixa.
Mensagens com conte�do falso foram amplamente divulgadas nas redes sociais. "Banco Central acaba de divulgar que a rede banc�ria est� proibida de receber notas com carimbo 'Lula Livre'. Se receberem tais notas, os bancos dever�o chamar a pol�cia. O portador estar� sujeito ao artigo 163 do CP (C�digo Penal)", dizia uma dessas mensagens desmentidas.
Em nota, o BC esclareceu que, ao contr�rio do que foi divulgado, as notas n�o perdem o valor. "C�dulas com rabiscos, s�mbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede banc�ria. As notas descaracterizadas apresentadas na rede banc�ria ser�o recolhidas ao Banco Central para destrui��o", diz o texto. A nota do BC informa ainda que o com�rcio n�o � obrigado a aceitar as notas, mas os bancos s�o.
O BC informa que as notas danificadas podem continuar circulando, por�m lembra que a fabrica��o de novas c�dulas e moedas gera custos para o Pa�s e que "sua reposi��o elevar� ainda mais esse custo".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia