Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 03 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

conjuntura

Not�cia da edi��o impressa de 04/05/2018. Alterada em 03/05 �s 21h39min

Ind�stria desaponta com recuo de 0,1% em mar�o

A produção da indústria caiu 0,1% na comparação de março com fevereiro, informou nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado frustrou analistas e levou a reduções nas estimativas de crescimento econômico para este ano.
Em relação a março de 2017, a produção subiu 1,3%, menos do que os 2,4% de fevereiro ante 12 meses antes. Quando se compara o primeiro trimestre com os três primeiros meses de 2017, a atividade industrial subiu 3,1%, mas, na passagem do quarto trimestre do ano passado para o primeiro deste ano, a variação foi nula.
Antes da divulgação dos dados, o banco Votorantim aguardava crescimento de 0,7% para a economia no primeiro trimestre. Agora, a projeção deve ficar em torno de 0,5%, disse Carlos Lopes, economista da instituição. Já o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas deve reduzir sua projeção de crescimento em 2018 de 2,6% para 2,5%.
Mesmo assim, economistas seguem citando a perspectiva de queda nos juros e a inflação baixa como motores do avanço da produção industrial nos próximos meses. Essa percepção seria reforçada pelo crescimento, acima da média, na produção de bens de capital, indicando recuperação nos investimentos, segundo o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.
No primeiro trimestre, os bens de capital avançaram 10,8%, ritmo igual ao do quarto trimestre de 2017. A alta de março ante igual mês de 2017 foi de 8,3%. Já os bens intermediários, que correspondem por cerca de 60% da indústria, caíram 1,6% após alta de 1,5% de outubro a dezembro.
JC
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia