Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 25 de Maio de 2018 às 11:51

Um antídoto para o frio


ELECTROLUX/DIVULGAÇÃO/JC
O frio pode dar uma trégua, mas certamente vai voltar. E mesmo antes disso, um colorido e saboroso creme de abóbora seria parceiro de uma noite acalentadora, não? A receita acima (enviada pela Electrolux) inclui gengibre e inhame, charme extra em relação aos ingredientes tradicionais. É muito fácil, mãos a obra!
O frio pode dar uma trégua, mas certamente vai voltar. E mesmo antes disso, um colorido e saboroso creme de abóbora seria parceiro de uma noite acalentadora, não? A receita acima (enviada pela Electrolux) inclui gengibre e inhame, charme extra em relação aos ingredientes tradicionais. É muito fácil, mãos a obra!
Ah, se precisar receita de caldo de legumes, basta solicitar ao e-mail do colunista.
Creme de abóbora e inhame com crocante de amendoim
Ingredientes (quatro porções):
  • 1 colher (chá) de gengibre fresco picado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 600g de abóbora em cubos
  • 300g de inhame em cubos
  • 1,5 litro de caldo de legumes
  • 4 colheres (sopa) de amendoim torrado sem casca e sem sal
  • 2 colheres (sopa) de salsinha fresca
Modo de preparar:
  1. Refogar gengibre em azeite por dois a três minutos. Juntar abóbora, inhame e mexer mais um pouco.
  2. Regar com caldo de legumes, abaixar o fogo e com a panela parcialmente tampada, cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até os vegetais ficarem macios.
  3. Retirar a panela do fogo e, com auxílio de um mixer, bater até transformar em um creme não espesso demais. Reservar.
  4. Colocar amendoim e salsinha no copo do mixer e bater rapidamente, para adquirir aparência crocante. Adicionar ao creme, mexer e servir.

Carnes e carnes com estilo


EMILIO PEDROSO/DIVULGAÇÃO/JC
Loucos por Carne - BBQ Festival será a atração do dia 2 de junho, a partir das 10h30min, no resort Vila Ventura, em Viamão. Mais de sete horas ininterruptas de carnes assando em fogo de chão (foto), shows, espaço kids e feira esperam os participantes. Haverá degustação em cinco ilhas - linguiças e leitões, costela, entrecôte, cordeiro e uma de cortes especiais. Sobremesas campeiras, chope, refrigerante e água estarão incluídos nos preços.
Ingressos: R$ 153,00, adulto; R$ 90,00 para crianças, de 8 a 14 anos. Uma carta de vinhos e cervejas artesanais estará disponível, com cobrança à parte. Programe-se!
Informações: www.sympla.com.br ou (51) 99982-0070.
 

Vocação desde criança


ANA MARIA ANTUNES/DIVULGAÇÃO/JC
O nome desta seção pode soar inadequado: afinal, não se trata de uma chef de cuisine, mas de uma jovem estudante de gastronomia da Unisinos. Manoela tem 20 anos, aos cinco já cozinhava com sua avó materna, fazendo principalmente bolos e bolachas. Presumo que tenha sido uma figurinha curiosa nos restaurantes de seus pais - Fernanda Bertaso e o conhecidíssimo Dado Bier - até definir-se pela carreira que hoje abraçou.
Enquanto cursa a faculdade, Manoela Bertaso (foto) já estagiou no Del Barbiere, do chef Marcelo Schambeck. Considera-se democrática na cozinha, porque aprecia trabalhar em todas as áreas, inclusive nas de confeitaria e panificação. Ontem, no Complex Skatepark, ela apresentou seu sanduíche de frango na cerveja (adivinhe a marca), servido no pão de hambúrguer, com maionese de Dijon, picles de pepino japonês e salada de ervas.
A noite fez parte da programação da casa, que em todas as terças e quintas-feiras, a partir das 20h, tem convidados que preparam pratos diferenciados, em clima de descontração.
 

Uma festa em Gramado


FESTEJAR GRAMADO/DIVULGAÇÃO/JC
Essa doçura da foto é uma pequena parte do que mais me interessa. Mas a Festejar 2018 terá dezenas de outras atrações, com quase uma centena de expositores. A feira acontece neste sábado e no domingo, das 14h às 21h, na Caza Wilfrido, em Gramado.
O repertório gastronômico é amplo: The Cookers, Bambino Pizza, Polentruck, Pappardelle, Fouet Gastronomia, Rafael Jacobi, Casa Francesa, Sabor de Flor, Ô Churras! e Schima Assador. Vinhos e cerveja: Boscato, Gram Bier, Casa Três Vendas e D'Vino. Sobremesas serão de Ju Cupcakes & Brigaderia da Carol, Nina Doces e, claro, da Caked - by Chy Ramirez, autora da doçura que citei no início.
Ingressos e informações em www.festejargramado.com.br.