Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 17/05/2018. Alterada em 16/05 às 21h44min

Balcão do Consumidor

LUCIANA TURELA/DIVULGAÇÃO/JC
Foi inaugurado ontem o Balcão do Consumidor no quarto andar do Shopping Iguatemi. A ação foi possível graças à parceria entre Procon-RS, UniRitter e Procon de Porto Alegre. O objetivo é prestar atendimento gratuito aos consumidores, por meio de professores e alunos (foto) do curso de Direito da UniRitter. Meta é buscar soluções para conflitos de forma extrajudicial.

Tirai-me o tubo

Ontem a página sugeriu que o presidente demitisse o criador de slogans desastrados para seu governo. Pois vale o mesmo para quem escreve no Twitter oficial do presidente. O autor traduziu no "Brazil Gov News" o nome do cônsul-
-geral em Nova Iorque, Enio Cordeiro para "Ernie Lamb". De certa forma, o mal escrever passou a ser nossa marca registrada.

Na trincheira

O STF cassou decisões de instâncias inferiores que afrontavam a liberdade de imprensa. A primeira decisão derrubada é da juíza da comarca de Fortaleza, que proibia a Editora Três de divulgar notícias sobre uma investigação criminal que, supõe-se, envolveria o ex-governador Cid Gomes (PDT), irmão do candidato presidencial Ciro Gomes (PDT). Também envolve publicação da revista Veja, anota o colunista Carlos Brickmann.

A qualidade que falta

Uma das dificuldades logísticas do Brasil está na precariedade de rodovias, que em alguns estados produtores são apenas "razoáveis", como falou Gedeão Pereira, presidente da Farsul. O problema então é na ligação entre a área de produção e as rodovias. Estradas municipais costumam ser muito ruins, um elo da corrente que acaba por prejudicar toda a cadeia.

Bebida das arábias

Porto Alegre terá seu próprio circuito de cafeterias para comemorar o Dia Nacional do Café, dia 24, o Porto Cofee Alegre. Mas o evento começa neste sábado e se prolonga até o dia 26. As cafeterias criarão seus combos promocionais.

Por falar em café...

...café passado ou expresso ou em refil de máquinas é bom quando é bem feito. Infelizmente muitas casas oferecem esta nobre bebida que tem pouco café e dois amargos: no paladar e no preço. Quanto às máquinas feitas para escritórios ou até em casa, convém lembrar que é preciso usar água mineral sem gás ou água bem filtrada. Já que vão fazer, que façam bem feito.

Mandatos pela metade...

Quatro anos de mandato são dois. Pelo menos nos Executivos. No primeiro ano, o governante toma conhecimento da engrenagem que deverá comandar e faz a sincronia entre os seus ministros/secretários. No segundo, tenta azeitar as relações com o Legislativo; no terceiro ano diz (ou não) a que veio; no quarto, vem aquela história de fim de governo, eufemisticamente denominado de era do café frio.

...e reféns em dobro

Seria melhor mandatos de cinco anos e, então, se poderia discutir se com ou sem reeleição. Quanto à base de apoio, a história mostra que nem sempre são base e muito menos de apoio. Os legislativos se comportam como certas corporações. Se forem bem tratados, acharão que é obrigação; se não forem guindados ao panteão dos heróis, a vendeta será acionada.

Papo de senador


FELIPE SOBREIRA/DIVULGAÇÃO/JC
O ex-senador Pedro Simon (MDB) visitou a senadora Ana Amélia (PP), em Brasília e naturalmente que o papo girou sobre o atual momento político. Simon, que esteve no Senado por 32 anos, reafirmou a confiança na depuração da política e na atuação do juiz Sérgio Moro. "As investigações não são seletivas. Todos os envolvidos estão sendo igualmente denunciados", disse. Ana Amélia concordou e criticou quem acusa a Lava Jato de ser seletiva ou fazer perseguição política.
 

Miúdas

  • ELEIÇÃO no Jockey Club de Porto Alegre, dia 2 de junho terá dois candidatos: José Vecchio Filho e Luiz Fernando Cirne Lima.
  • DEM aposta que Marina Silva (Rede) desistirá da candidatura por falta de apoio. Aliados dizem não. Saiu no Estadão.
  • NEM sucrilhos os venezuelanos podem comer mais. Economia "deteriorada", justifica a fabricante Kellogs.
  • NUNCA se viu algo igual. Não só a economia deteriora, mas no hay plata. Mesmo tendo dólar, não tem como converter.
  • ENERGIA necessária para gerar a moeda virtual bitcoin pode consumir 0,5% de toda a energia gerada no mundo.

Finais

  • ENCONTRO da Cadeia Produtiva de Base Florestal do Rio Grande do Sul acontece hoje/10h30min/Centro de Eventos da Fiergs.
  • ARQUITETO gaúcho André Detanico, do escritório AT, é o responsável pelo projeto do Vivo Digital Labs, novo espaço onde trabalham 230 colaboradores da Vivo em São Paulo.
  • RENDA do espetáculo do Bolshoi será revertida para a maternidade da Santa Casa.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia