Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 24 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Elei��es 2018

Not�cia da edi��o impressa de 25/04/2018. Alterada em 24/04 �s 21h47min

Sartori se licencia por 10 dias a partir de amanh�

Sartori e Maria Helena viajar�o com a fam�lia

Sartori e Maria Helena viajar�o com a fam�lia


MARCO QUINTANA/JC
Bruna Suptitz
O governador José Ivo Sartori (PMDB) se licencia do cargo por 10 dias, a partir de amanhã, para viajar com a família - a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori (PMDB), estará em férias no mesmo período.
Apesar da justificativa, conversas de bastidores na Assembleia Legislativa apontam a saída como uma preparação de Sartori para a eleição, ou mesmo a organização da pré-campanha. O líder do governo no Legislativo, deputado Gabriel Souza (PMDB), vê o período como "de descanso antes de uma possível campanha".
"(O governador) vai sair de férias, viajar com a família. A princípio, não tem relação com a eleição", disse Souza. O presidente estadual do PMDB, deputado federal Alceu Moreira, diz que o partido já tem feito roteiros projetando uma candidatura ao Palácio Piratini e reuniões com as coordenadorias do partido.
Ainda assim, Alceu Moreira diz que não passou por ele a informação de que a licença tem como objetivo organização da pré-campanha. "Todos apoiam a candidatura de José Ivo Sartori, mas, como ele é governador do Estado, é prudente que retarde um pouco esse movimento, até para ter liberdade para continuar governando", sustenta. Já Souza entende que Sartori deveria se licenciar para a campanha, caso concorra. "É difícil conciliar a agenda de governador com a de candidato", afirma.
No período mais recente, dois ex-governadores se licenciaram do mandato para se dedicar à campanha. Germano Rigotto (PMDB, 2003-2006) foi substituído pelo vice-governador Antonio Hohlfeldt (PMDB), e Tarso Genro (PT, 2011-2014) deixou o governo sob o comando do vice-governador Beto Grill (PSB).
Em evento no início deste mês, o atual vice-governador José Paulo Cairoli (PSD), que assume o cargo durante a licença do atual governador, disse que tem "compromisso moral com a reeleição do Sartori". Ele afirma que não será candidato a nenhum cargo na eleição deste ano.
 

Antigos aliados do governo, PDT, PP e PSDB j� realizam atividades de pr�-campanha

Com a campanha mais curta, com dura��o de 45 dias no primeiro turno, outros partidos t�m utilizado o per�odo denominado como pr�-campanha para percorrer o Estado e apresentar propostas aos eleitores. Tr�s aliados de Sartori desde o in�cio do governo - PDT, PP e PSDB - deixaram a base e j� lan�aram os nomes que ir�o se candidatar ao Pal�cio Piratini.
Com agenda mais intensa, Jairo Jorge (PDT), primeiro nome confirmado para a disputa, est� visitando o Interior desde o fim do ano passado. Al�m das reuni�es, planta uma �rvore em cada cidade por onde passa, forma de marcar sua rela��o com o local. O deputado federal Luis Carlos Heinze, escolha do PP para a disputa, lan�ou nesta semana uma estrat�gia de municipaliza��o da campanha, em parceria com as prefeituras comandadas pela sigla. O tucano Eduardo Leite tem participado de reuni�es e intensificado a agenda de entrevistas.
O advogado eleitoralista Arthur Schreiber de Azevedo explica que, no per�odo de pr�-campanha, s� n�o � permitido aos pol�tico pedir votos. Fora isso, "s�o permitidos todos os demais atos da campanha, como pedido de apoio pol�tico e apresenta��o de proposta, inclusive na internet. A �nica restri��o � o pedido expl�cito de votos".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia