Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Minist�rio p�blico federal

Not�cia da edi��o impressa de 24/04/2018. Alterada em 23/04 �s 22h40min

Rodrigo Janot desiste de vaga no Conselho do MPF

Em carta, ex-procurador Janot manda recado a Renan Calheiros

Em carta, ex-procurador Janot manda recado a Renan Calheiros


/FELIPE SAMPAIO/SCO STF/JC
O ex-procurador-geral da Rep�blica Rodrigo Janot anunciou, nesta segunda-feira, que desistiu de concorrer a uma vaga no Conselho Superior do Minist�rio P�blico Federal (MPF). Janot, que deixou o cargo em setembro de 2017, � subprocurador com atua��o no Superior Tribunal de Justi�a (STJ) e est� em licen�a na Col�mbia para dar aulas em uma universidade em Bogot�.
O conselho decide quest�es administrativas, como a cria��o de uma for�a-tarefa. Os cerca de mil procuradores do Pa�s participam da escolha dos integrantes do colegiado. Eles v�o votar em dois representantes para o �rg�o. A elei��o est� marcada para 22 de maio, mas as inscri��es para concorrer a uma das vagas terminaram na sexta-feira passada. Janot se inscreveu e viajou aos Estados Unidos.
Ele diz que mudou de ideia durante a viagem e que agora pretende concentrar as energias em defender o legado da Lava Jato.
"Nessa �ltima semana, estive em um evento em Nova Iorque, na Universidade de Columbia, onde falei sobre a Lava Jato e seu legado. Tenho recebido muitos convites como esse para dar palestras e aulas no Brasil e tamb�m no exterior. Nesses f�runs, tenho a oportunidade de falar da minha experi�ncia no combate � corrup��o e de divulgar essa important�ssima agenda para o desenvolvimento do Pa�s", escreveu Janot em mensagem enviada aos procuradores pelo sistema do Minist�rio P�blico.
Janot diz que, "no atual momento", lhe parece mais �til "ocupar os espa�os fora da institui��o". Segundo ele, "denunciar os ataques sistem�ticos contra o modelo de combate � corrup��o consolidado pela Lava Jato � a op��o mais acertada para um ex-procurador-geral da Rep�blica".
No Twitter, neste domingo, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) criticou a candidatura de Janot a uma vaga no conselho. Ele afirmou que Janot "e sua turma foram pegos fazendo jogo duplo e com a m�o na botija", e que, "mesmo assim, o ex-procurador quer uma vaga para fiscalizar a sucessora".
Na carta, o ex-procurador diz que, apesar de n�o concorrer mais, Renan n�o deve ficar tranquilo, porque o Minist�rio P�blico vai seguir combatendo a corrup��o.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia