Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

opera��o lava jato

Not�cia da edi��o impressa de 24/04/2018. Alterada em 23/04 �s 20h34min

Yunes diz que Temer sabia sobre 'envelope' de doleiro

Ministro Eliseu Padilha teria intermediado a entrega da propina

Ministro Eliseu Padilha teria intermediado a entrega da propina


/MARCELO CAMARGO/AG�NCIA BRASIL/JC
O ex-assessor do Palácio do Planalto José Yunes afirmou, em depoimento à Polícia Federal (PF) na Operação Skala, desdobramento da Lava Jato, ter contado ao seu amigo, o presidente Michel Temer (PMDB), sobre a entrega de "envelope lacrado grosso" do doleiro Lúcio Funaro a pedido do ministro Eliseu Padilha (PMDB). Yunes chegou a ser preso temporariamente no final de março no âmbito da ação da PF relacionada às investigações de suposto benefício concedido à empresa Rodrimar por meio da edição do Decreto dos Portos.
"Como é amigo do presidente, o encontra com certa frequência fora de situações de trabalho, em São Paulo. Sobre os fatos já noticiados relativos ao recebimento de documentos de Lúcio Bolonha Funaro, a pedido de Padilha, lembra-se de que se tratava de envelope lacrado grosso, da espessura de pouco mais de dois centímetros, que não era pesado", diz o relato do depoimento. 
"Na oportunidade, não recebeu nenhuma caixa por parte de Funaro", seguiu Yunes. "Conhecia o ministro Padilha e tem a esclarecer que, com relação à pessoa de Padilha, tinha um relacionamento amistoso, em consideração ao presidente. Essa foi a única vez que Padilha lhe fez esse tipo de pedido."
Yunes já é réu em processo por suposto envolvimento com o "Quadrilhão do PMDB" na Câmara. A Procuradoria destaca o papel dele no suposto recebimento de R$ 1 milhão do doleiro Lúcio Funaro em seu escritório de advocacia, para a campanha peemedebista de 2014.
Ao prestar depoimento no âmbito da Operação Skala, o amigo e ex-assessor de Temer voltou a relatar às autoridades sobre o dia em que diz ter recebido um "envelope grosso" do doleiro Lúcio Funaro a pedido do ministro Eliseu Padilha. Desta vez, disse ter contado sobre a entrega a Temer. 
Yunes diz ter detalhado "para Michel Temer sobre o tal pedido, alguns dias depois, e que inclusive falou para Michel Temer que ficou estarrecido com a 'tal figura delinquencial', após tomar conhecimento, através do Google, sobre envolvimento em escândalos por Lúcio Funaro".
Ele já havia admitido, em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2016, o recebimento de R$ 1 milhão em seu escritório, e disse ter sido "mula" de Padilha. O dinheiro teria como origem o departamento de propinas da Odebrecht, segundo afirmam delatores.
A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto e a defesa do ex-presidente não se manifestaram.
 

Justi�a Federal de S�o Paulo nega pedido da Rodrimar para permanecer em �rea em Santos

A Justi�a Federal de S�o Paulo rejeitou pedido feito pela empresa Rodrimar para prorrogar o contrato de uma �rea de terminais portu�rios que ela explora no porto de Santos. A decis�o, do juiz federal D�cio Gabriel Gimenez, de Santos, foi publicada nesta segunda-feira. Cabe recurso.
A Rodrimar � piv� da investiga��o conhecida como Inqu�rito dos Portos, que apura a liga��o do presidente Michel Temer com empresas do setor na �poca da edi��o de um decreto que modificou regras de explora��o de terminais no Pa�s, em 2017.
A empresa ocupa uma �rea em Santos com base em um acordo firmado em 1991, que j� perdeu a validade. A companhia foi � Justi�a Federal pedir a prorroga��o de seu acordo como forma de compensar supostos preju�zos que teve por a Companhia Docas do Estado de S�o Paulo (Codesp) ter deixado de providenciar melhorias no porto.
O juiz respons�vel rejeitou o pedido argumentando que o eventual desequil�brio financeiro do contrato poderia gerar direito � indeniza��o, mas n�o � prorroga��o contratual. Gimenez diz que a extens�o do acordo, sem que a empresa se comprometa com investimentos da �rea, seria "ilegal, abusiva e contr�ria ao interesse p�blico". Ele defende a realiza��o de uma licita��o, mas n�o determina que a empresa desocupe j� o local.
O governo federal j� divulgou que pretende fazer uma nova licita��o no porto de Santos.�Em outubro de 2017, a Folha de S.Paulo mostrou que a Rodrimar atua com contratos expirados no porto.
Conversas telef�nicas interceptadas na �poca da dela��o da JBS mostraram Rodrigo Rocha Loures (PMDB), ex-assessor de Temer, fazendo lobby pela prorroga��o de contratos antigos do setor portu�rio, como os da Rodrimar. Procurada, a empresa disse que vai recorrer assim que for intimada.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia