Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 24 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Rela��es exteriores

Not�cia da edi��o impressa de 25/04/2018. Alterada em 24/04 �s 22h50min

Acordo nuclear com o Ir� � 'rid�culo', afirma Trump

Diante do presidente da Fran�a, Emmanuel Macron - que faz sua primeira visita de Estado aos EUA -, Donald Trump afirmou que o atual acordo nuclear com o Ir� � "rid�culo". "Foi um acordo terr�vel, e iremos discuti-lo", declarou o presidente norte-americano. "� insano, � rid�culo. Nunca deveria ter sido feito."
Macron defendeu que se mantenha o acordo, negociado durante a administra��o de Barack Obama, e disse que � preciso considerar a seguran�a no Oriente M�dio. "Temos a S�ria, temos elei��es pr�ximas no Iraque, precisamos de estabilidade para preservar nossa alian�a na regi�o. O acordo � parte desse contexto", alegou o franc�s.
O atual termo imp�e travas ao programa iraniano em troca de al�vio nas san��es internacionais. Trump � um cr�tico feroz da negocia��o e afirmou que os EUA gastaram "barris de dinheiro", e, mesmo assim, Teer� continua a fazer testes bal�sticos e a disparar m�sseis. J� Macron argumenta que os EUA e os outros pa�ses aliados t�m um papel "muito importante" na estabilidade da regi�o, e que o Ir�, principal aliado do presidente s�rio, Bashar al-Assad, pode invadir a S�ria se os outros pa�ses se retirarem.
Esta � a primeira visita de Estado de um l�der estrangeiro nos EUA desde a elei��o de Trump, em novembro de 2016. Macron ficar� no pa�s por tr�s dias.

Teer� 'reagir� firmemente' se EUA voltar atr�s, diz Rouhani

O presidente do Ir�, Hassan Rouhani, fez um alerta ontem para que os Estados Unidos mantenham o acordo nuclear, ou ir�o "enfrentar consequ�ncias severas". Em discurso transmitido pela emissora estatal do pa�s, o mandat�rio disse que Teer� vai "reagir firmemente" se a Casa Branca n�o "cumprir seus compromissos".
Assinado em 2015 por cinco membros do Conselho de Seguran�a da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) e a Alemanha, o acordo previa o fim de san��es resultantes do programa nuclear iraniano, desde que Teer� encerrasse o bra�o bal�stico das pesquisas. Em setembro de 2017, por�m, o pa�s anunciou testes com um novo m�ssil de m�dio alcance. O presidente dos EUA, Donald Trump, tem at� 12 de maio para renovar o acordo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia