Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 22 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

conjuntura internacional

Not�cia da edi��o impressa de 23/04/2018. Alterada em 22/04 �s 20h09min

FMI busca fortalecer papel do com�rcio mundial, diz comunicado

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está trabalhando para fortalecer a contribuição do comércio para as economias e que é preciso reconhecer a necessidade de novos diálogos e ações. "Continuaremos a trabalhar por um sistema tributário internacional globalmente justo e moderno, abordando os desafios fiscais e de concorrência", apontou o comunicado de encerramento da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial, em Washington.
O ponto abordado pelo FMI vem na esteira de discussões do aumento do protecionismo do governo do presidente americano, Donald Trump, e suas consequências para as economias mundiais.
No sábado, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, acusou que "o comércio global com práticas injustas impede o crescimento mais forte nos EUA e no mundo, agindo como um obstáculo persistente na economia global". Ele pediu ao FMI que faça mais para combater práticas comerciais desleais. No mês passado, impôs impostos sobre aço importado e alumínio. Em seguida, propôs tarifas de US$ 50 bilhões em produtos chineses para sancionar Pequim por seus esforços agressivos para obter a tecnologia dos EUA.
"A política fiscal deve ser flexível e favorável ao crescimento, criar espaço para investir em infraestrutura e habilidades da força de trabalho e garantir que a dívida pública como parcela do PIB esteja em um caminho sustentável", ressaltou a instituição.
Além disso, o fundo destacou ainda que as reformas estruturais devem ter como objetivo elevar a produtividade, o crescimento potencial e o emprego, auxiliando efetivamente aqueles que arcam com o custo do ajuste.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia