Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 22 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Conjuntura internacional

Not�cia da edi��o impressa de 23/04/2018. Alterada em 22/04 �s 23h01min

UE e M�xico alcan�am acordo para modernizar tratado comercial

M�xico e Uni�o Europeia (UE) alcan�aram, neste fim de semana, acordo pol�tico em suas negocia��es para modernizar seu tratado comercial vigente desde 2000, anunciaram as duas partes ap�s um encontro de alto n�vel em Bruxelas. "Nesta tarde alcan�amos um acordo de princ�pio de com�rcio e investimento entre a UE e M�xico" no �mbito da moderniza��o do Acordo Global, indicaram em um comunicado o ministro mexicano de Economia, Ildefonso Guajardo, a comiss�ria de Com�rcio, Cecilia Malmstr�m, e seu equivalente da Agricultura, Phil Hogan.
Este acordo, alcan�ado "ap�s meses de intensas negocia��es", depende agora de os negociadores resolverem "as quest�es t�cnicas pendentes", acrescentam. O texto legal definitivo poderia ficar pronto at� o fim do ano, de acordo com a Comiss�o. A UE e o M�xico come�aram as negocia��es para modernizar o acordo pol�tico, comercial e de coopera��o em maio de 2016. Elas se aceleraram com a chegada, em janeiro de 2017, de Donald Trump � Casa Branca.
O M�xico, que envia mais de 80% de suas exporta��es para seu vizinho do Norte, busca diversificar seus parceiros comerciais, enquanto renegocia o Acordo de Livre-Com�rcio da Am�rica do Norte (Nafta) com Estados Unidos e Canad�. O novo acordo comercial permitir� que "praticamente todo o com�rcio de bens entre a UE e o M�xico esteja livre de tarifas, inclusive no setor agropecu�rio", indicou a Comiss�o Europeia em outro comunicado.
"Muitos queijos" europeus, como gorgonzola e roquefort, ter�o assim "acesso preferencial" ao mercado mexicano e muitos outros ganham acesso com "contingentes anuais", acrescenta a comiss�o. Com a entrada em vigor, os europeus poderiam exportar 30 mil toneladas de leite em p�, que aumentariam a at� 50 mil toneladas cinco anos depois, segundo o comunicado. O M�xico tamb�m se compromete a eliminar tarifas para o chocolate e a massa. O secret�rio do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse que est� otimista com os esfor�os para resolver as tens�es comerciais que abalaram os mercados financeiros nas �ltimas semanas, e que teve conversas positivas com a China.
Mnuchin teve diversas reuni�es nos �ltimos tr�s dias com representantes da China, Jap�o e Europa a respeito do aumento de tarifas da administra��o de Donald Trump, que s�o parte de uma promessa de campanha para reduzir os d�ficits comerciais dos Estados Unidos.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia