Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 22 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agroneg�cios

Not�cia da edi��o impressa de 23/04/2018. Alterada em 22/04 �s 20h09min

Governo federal libera AGF aos produtores de arroz

Arrozeiros encaram o uso da ferramenta como teste no mercado

Arrozeiros encaram o uso da ferramenta como teste no mercado


/EMATER/DIVULGA��O/JC
O governo federal vai liberar o mecanismo de Aquisições do Governo Federal (AGF) para o arroz. A medida vinha sendo negociada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) junto ao Ministério da Agricultura. A expectativa é que a publicação ocorra hoje, no Diário Oficial da União.
De acordo com o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, apesar de neste primeiro momento o volume ainda ser pequeno, o AGF servirá como um teste para montar uma programação maior para a ferramenta caso haja uma demanda forte pelo mecanismo. "Os produtores aguardam esta ferramenta com grande expectativa na medida em que os programas de PEP e Pepro (Prêmio para Escoamento de Produto e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor, respectivamente) estão andando satisfatoriamente, mas com algumas dificuldades em função da competição de frete com a soja, trazendo um problema de logística", ressalta.
Dornelles avalia que o setor vê com confiança a entrada do AGF neste momento do mercado, apesar de que a Federarroz mesmo sempre combateu a formação de estoques no Rio Grande do Sul. "Mas tivemos que dar o braço a torcer de forma que o mercado tem reagido de maneira lenta ainda e consideramos que isto seria um promotor para uma velocidade maior de recuperação dos preços", destaca.
Para o presidente da Federarroz, outro ponto positivo é a confiança junto ao Ministério da Agricultura que, nos últimos quatro anos, mesmo com a comercialização de todo o estoque do governo federal, não houve influência negativa nos preços aos orizicultores. "Isso nos dá uma confiança de que conseguimos, o setor produtivo, juntamente com os técnicos do ministério e da Conab, formatarmos uma relação de confiança que veio a desencadear de que estes estoques futuramente não depreciarão os preços ao produtor", observa.
Mesmo com as dificuldades orçamentárias, o governo federal vem buscando atender os pleitos do setor arrozeiro como os mecanismos de PEP, Pepro e AGF além das renegociações das dívidas, que teve no Banco do Brasil um parceiro sensível às dificuldades dos orizicultores. Dornelles destaca o papel do ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, nas negociações. "Mesmo que não estivesse nestes últimos anúncios, o ex-secretário deu apoio fundamental para que pudéssemos alcançar estes objetivos", reforça.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia