Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

trabalho

Not�cia da edi��o impressa de 19/04/2018. Alterada em 18/04 �s 19h54min

Produ��o para consumo pr�prio cresceu 18%, mostra o IBGE

Pesquisa analisou ocupa��es como pesca e cria��o de animais

Pesquisa analisou ocupa��es como pesca e cria��o de animais


/FREDY VIEIRA/JC
Aumentou em 18% o número de brasileiros que produzem para consumo próprio, segundo pesquisa divulgada ontem pelo IBGE. Fazem parte desse grupo pessoas que cultivam alimentos e produzem roupas e móveis, por exemplo.
De acordo com o instituto, 12,425 milhões de pessoas dedicaram tempo para produzir para consumo próprio em 2017, 1,9 milhão a mais do que no ano anterior. O IBGE não apontou as causas do aumento.
O contingente que produz para consumo próprio representa 7,4% da população com mais de 14 anos. O crescimento em relação aos 6,3% verificados em 2016 se deu principalmente entre pessoas com 50 anos ou mais (de 8,8% para 10,4%) e entre pessoas não ocupadas (7% para 8,3%).
As atividades pesquisadas são cultivo, pesca, caça e criação de animais (a mais frequente, realizada por 76,4% dos que disseram produzir para consumo próprio), produção de carvão, rote ou colheita de lenha e palha (16,9%), fabricação de calçados, roupas, móveis, cerâmicas e alimentos (13,1%), e construção de prédio, cômodo, poço e outras obras (7,5%).
De acordo com a pesquisa do IBGE, quanto maior o nível de instrução, menor a taxa de produção para próprio consumo. Entre os sem instrução ou com Ensino Fundamental incompleto, são 12,9%. Entre os que têm Ensino Superior completo, são 2,9%.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia