Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 16 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Contas P�blicas

Not�cia da edi��o impressa de 17/04/2018. Alterada em 16/04 �s 22h48min

Fazenda nomeia Mansueto Almeida para Tesouro Nacional

Com a escolha de Almeida, perfil liberal do minist�rio � consolidado

Com a escolha de Almeida, perfil liberal do minist�rio � consolidado


/ALAN MARQUES/FOLHAPRESS/JC
O Minist�rio da Fazenda oficializou ontem Mansueto Facundo de Almeida J�nior como secret�rio do Tesouro Nacional. Ele substitui Ana Paula Vescovi, que saiu do posto para ocupar a Secretaria Executiva do minist�rio ap�s Eduardo Guardia assumir o comando da pasta.
Com a escolha de Almeida para o posto, Guardia consolida a equipe de perfil mais liberal dos �ltimos anos � frente da Fazenda. O novo secret�rio do Tesouro teve papel ativo na equipe montada por Arm�nio Fraga e que deu apoio econ�mico � candidatura de A�cio Neves (PSDB) nas elei��es de 2014.
O pr�prio Guardia j� ocupou posi��es estrat�gicas em governos alinhados ao PSDB. Foi secret�rio do Tesouro de Fernando Henrique Cardoso e ficou � frente da Secretaria de Fazenda no governo Geraldo Alckmin. Em sua posse, na semana passada, o ministro contou com um time de peso na plateia: o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan o ex-secret�rio executivo da pasta Amaury Bier e o ex-ministro do Planejamento Martus Tavares.
Almeida j� integrava a equipe da Fazenda, como secret�rio de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel). Ele passou os �ltimos meses focado na privatiza��o da Lotex, que comanda as chamadas raspadinhas. A venda, contudo, ainda n�o saiu. A Sefel passar� a ser comandada pelo economista Alexandre Manoel Angelo da Silva, que j� atuava como subsecret�rio de Almeida.
Almeida � mestre em Economia e t�cnico de planejamento do Instituto de Pesquisa Econ�mica Aplicada (Ipea). Ele j� havia atuado no Minist�rio da Fazenda entre 1995 e 1997, como coordenador-geral de pol�tica monet�ria e financeira na Secretaria de Pol�tica Econ�mica. Tamb�m foi da Comiss�o de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal. Em 2014, atuou como consultor privado, mas voltou ao servi�o p�blico em 2016.
O ministro da Fazenda tamb�m decidiu indicar Ariosto Antunes Culau para o cargo de secret�rio executivo adjunto, no lugar de Daniel Alves. Segundo a Fazenda, ainda n�o foi decidido se Alves deixar� o minist�rio.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia