Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 15 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Conjuntura

Not�cia da edi��o impressa de 16/04/2018. Alterada em 15/04 �s 21h06min

Mansueto Almeida assumir� nesta segunda o comando da Secretaria do Tesouro Nacional

Mansueto Almeida � considerado especialista em finan�as p�blicas

Mansueto Almeida � considerado especialista em finan�as p�blicas


MARCELO CAMARGO/MARCELO CAMARGO/ABR/JC
O economista Mansueto Almeida, assumirá a secretaria do Tesouro Nacional. Ele ocupará a vaga deixada por Ana Paula Vescovi, que foi deslocada para a secretaria executiva do Ministério da Fazenda pelo novo ministro, Eduardo Guardia. Especialista em finanças públicas, Mansueto é um dos nomes mais conhecidos da equipe econômica. Ele foi cogitado para o Ministério do Planejamento e o Bndes, além do próprio Tesouro, quando Henrique Meirelles foi anunciado ministro pelo presidente Michel Temer, em maio de 2016.
Ex-técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ele se aproximou do PSDB e, nas eleições de 2014, chegou a atuar na campanha de Aécio Neves na equipe de Arminio Fraga - o economista e ex-presidente do Banco Central liderou um time de especialistas na elaboração do programa de governo do tucano.
Mansueto tem trânsito no meio político e é bem-visto por aliados do governo que tratam da relação da equipe econômica com o Congresso. Conta, ainda, com boas relações nas principais instituições do mercado financeiro, construídas no período em que era consultor de contas públicas (2014-2015).
Ele chega ao Tesouro em um momento em que aumentará a pressão por mais gastos do governo. Mansueto, porém, é considerado rigoroso na gestão fiscal, tendo sido um dos formuladores da regra do teto de gastos - que limita o aumento das despesas à inflação. Na gestão de Meirelles na Fazenda, Mansueto chefiou a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), que, posteriormente, foi desmembrada. Desde o ano passado, era responsável pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal e Energia.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia