Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 27 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Not�cia da edi��o impressa de 27/04/2018. Alterada em 26/04 �s 20h48min

Aerom�vel

Estou de acordo com o senhor Marcus Coester, diretor da Aeromóvel Brasil (coluna Frases e Personagens, Jornal do Comércio, edição de 26/04/2018). Entretanto esse tema já está debatido há muito tempo, inclusive há uma comissão para viabilizar esse projeto, que poderá resolver os problemas viários e colocar Porto Alegre como uma cidade moderna e boa qualidade no transporte coletivo. Se já existem interessados em participar como parceria público-privada, porque a demora em agilizar esse tema? (Ramiro Nunes de Almeida Filho, representante comercial)
Moro e o TRF-4
Alexandre Dumas foi um romancista que criou Os Três Mosqueteiros, em 1844, baseando sua obra no século XVII nos reinados de Luís XIII e Luís XIV, em que D'Artagnan chefiava a guarda real com seus amigos Athos, Phortos e Aramis, tendo como inimigo principal o maquiavélico cardeal Richelieu, arquiteto do absolutismo. O juiz Sérgio Moro - titular da 13ª Vara Federal em Curitiba - teve sua sentença (de Luiz Inácio Lula da Silva) confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de nove anos e seis meses, aumentada para 12 anos e um mês em regime fechado. Num exercício de ficção, o juiz Sérgio Moro seria o D'Artagnan e os desembargadores da 8ª turma do TRF-4, João Pedro Gebran, Leandro Paulsen e Victos Luiz Laus, seriam Athos, Phortos e Aramis. Embora jovens, com menos de 50 anos de idade, são magistrados com mais de 20 anos de jurisdição. No início de abril de 2018, o juiz Sérgio Moro determinou a prisão do ex-presidente. A partir da condenação em primeira instância existe a culpa. No entanto, tem gente graúda fazendo muita confusão, além de ideologizar a esquerdopatia. (Edgar Granata, advogado)
Eleições
Engana-se quem pensa que Joaquim Barbosa (PSB), se eleito, será o primeiro presidente negro do Brasil. Antes dele, Nilo Peçanha, que era negro, já havia assumido a presidência com o falecimento do presidente Afonso Pena, na República Velha. Mas não foi o primeiro negro eleito, dirão. Pois bem, já tivemos eleitos o primeiro presidente jovem e a primeira mulher, e ambos sofreram impeachment. Agora pretende-se que venha o primeiro negro. Poupem os negros. (Manoel Mello Mattos)
Área de preservação
Sou morador do condomínio Terra Nature, na Bento Gonçalves, 1.515, em Porto Alegre. Como é sabido, a Capital foi sacudida por um temporal fortíssimo, em janeiro de 2016, que derrubou muitas árvores, inclusive na área de preservação ambiental do Terra Nature, que tem centenas de apartamentos. Por isso, toda a área de vegetação e a piscina (?) do condomínio foram interditadas. Passados mais de dois anos, nem a Fepam, nem a então Smam deram solução. Continuamos pagando um alto condomínio para usufruir de algo que nos está proibido. Até quando? (Rodrigo Bernardes)
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Dorian R. Bueno 27/04/2018 09h09min
POETIZANDO SOBRE O NOSSO BRASIL!!!nnSe a elei��o fosse hoje, seria uma comida tipo sem tempero e sal.nQuem est� querendo entrar n�o � o cara e coisa e tal.nImagine se esta Lava Jato tamb�m perca a sua for�a e o seu mandato. O Lula at� poder� ser solto saindo sorrindo l� do calabou�o. Mesmo preso Ele continua sendo o melhor para o POVO.nDeus sabe o que faz, e nada contra quem � bem melhor.nO que sei � que sem Ele no comando o Brasil ficou pior.nAs leis que deveriam funcionar protegem sempre o rico.nO grande assalariado rala tanto e � sempre prejudicado.nEu sou deste time que n�o � patr�o, mas dependo da honestidade dele. Sei que muitos j� nasceram em ber�o cheinho de ouro.nNa casa de pobre ter sa�de, luz, �gua, leite, caf�, feij�o, arroz � um tesouro. O Brasil somente com Deus, Igreja, POVO, sa�de, educa��o, seguran�a, trabalho, etc. seria o ideal. Mesmo sem rimar falo que n�o existe cadeia produtiva de �timos pol�ticos, bandidos e empres�rios sem d�vidas com o governo. A engrenagem do Pau Brasil desde Cabral precisa deles para aquecer a economia. Tenho vergonha de ser Brasileiro, preferia ser um pouco USA Americano.nL� a justi�a funciona em todas as classes sociais e sem d�.nAqui sempre tem um jeitinho tri maneiro que faz a lei virar p�.nNunca fui rico, mas acredito que ser pobre, � um tant�o muito pior.nFalta muita igualdade social, e o pior � que o povo vota e tenta.n� triste escolher no voto obrigat�rio quem sempre n�o lhe representa. Depois o tiro sai devagarzinho pela Guaiaca bem recheada. De decep��es por ter escolhido mais uma vez seu pol�tico tri viciado. Que durante o seu mandato cheirava o DIN DIN desviado. O Brasil precisa recome�ar novamente bem da estaca zero. Estou cansado de ver ser privilegiado o que n�o est� correto.nA minha consci�ncia est� bem tranq�ila, que at� sou Colorado.nQuem � tri Ga�cho, Brasileiro, Sul Americano viver� sempre muito tenso. Quem est� l� para governar, primeiro ver� o seu lado e depois dos secretariados. Se eu morrer hoje, ou amanh� tanto faz, porque sou do POVO, estou aben�oado por DEUS e tremendamente propenso. Am�m!!! Abs. Dorian Bueno, POA, 27.04.2018nnn