Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 26 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 27/04/2018. Alterada em 26/04 �s 21h48min

Conjunto motriz nacional

A fábrica da Ford em Taubaté (SP) comemorou 50 anos de operação com o início da produção local do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova transmissão manual MX65. O propulsor, que hoje equipa o EcoSport, será oferecido em breve também no Ka FreeStyle, mais novo utilitário compacto global da marca, junto com o câmbio MX65. O Brasil foi o primeiro país a lançar a nova motorização e, agora, se junta a China, México e Índia (de onde vinha importado até então o 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros) na sua fabricação. Para nacionalizar os componentes, a Ford investiu em equipamentos e processos que seguem o conceito de Indústria 4.0 para garantir o alto nível de eficiência e qualidade da operação. Entre as novidades estão a instalação de 30 robôs e o uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de propulsores, além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões.
SUV de grande porte
Depois de lançar o SUV compacto T40, a JAC Motors confirma para novembro a importação do T80, um modelo de porte grande no mesmo segmento. O veículo acomoda sete ocupantes e, segundo a JAC, será o maior e mais espaçoso SUV de sua classe.
Metade elétricos
Com o compromisso assumido, no ano passado, de que todos seus lançamentos a partir de 2019 serão de veículos híbridos leves, híbridos plug-in ou 100% elétricos, a Volvo Cars planeja, até 2025, que 50% de seus modelos vendidos tenham essa tecnologia. A estratégia posiciona a fabricante sueca como um poderoso concorrente na China, o maior mercado mundial de carros elétricos. O governo local deseja que os carros elétricos respondam por mais de 20% das vendas anuais no país até 2025, o que equivale a mais de sete milhões de unidades. A China é o maior mercado da Volvo Cars e, neste ano, apresentou um acréscimo de vendas de 23,3% no primeiro trimestre, contribuindo para o crescimento de 14% nas vendas globais do primeiro trimestre da empresa.
Rumo ao Paraguai
A Marcopolo concluiu a venda de 40 ônibus urbanos, desenvolvidos especialmente para a Ximex S.A., um dos principais operadores de transporte do Paraguai. Os veículos serão entregues até junho e utilizados em linhas na capital Assunção.
Veículos que veem
A Jaguar Land Rover lidera um projeto de 4,7 milhões de libras esterlinas (quase R$ 22,5 milhões) para desenvolver veículos que possam "ver" em cruzamentos de ruas e através de obstáculos. Denominada AutopleX, a iniciativa combina conetividade, automatização e navegação em tempo real, para que a informação chegue mais rapidamente ao veículo autônomo. Assim, permite comunicação com os demais veículos em circulação e evitar eventuais obstáculos sempre que não seja possível visualizar corretamente a estrada.
'Uber' dos milionários
A Audi e a fabricante de aviões Airbus querem desenvolver soluções de mobilidade urbana viáveis e de curto prazo. A partir do segundo semestre, a Airbus - por meio de sua plataforma sob demanda de helicópteros Voom - se unirá à Audi para oferecer um serviço de transporte de ponta a ponta, começando em São Paulo e na Cidade do México. A parceria proporcionará transporte terrestre por veículos da marca alemã associado a transporte de helicóptero. A Airbus já realizou testes bem-sucedidos em São Paulo com o serviço Voom, cujo objetivo é driblar o congestionamento ao tornar as viagens de helicóptero mais baratas e acessíveis.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia