Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 05 de março de 2018.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Notícia da edição impressa de 06/03/2018. Alterada em 05/03 às 21h27min

A valorização e a inclusão da mulher

Denise Ries Russo
Entre tantas pautas que se destacam no sentido de promover a igualdade de gênero, uma das mais importantes diz respeito à inclusão e à valorização da mulher no mercado de trabalho. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a última pesquisa de Emprego e Desemprego - Informe Mulher e Trabalho, divulgada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) em 2017, mostrou a preocupante queda na inserção das mulheres em postos de trabalho.
A taxa de participação das mulheres caiu de 47,2% para 45,7% da População em Idade Ativa entre 2015 e 2016, enquanto a taxa de desemprego passou de 9,1%, em 2015, para 11,2% da População Economicamente Ativa (PEA) no mesmo período. O tempo médio que uma mulher leva para encontrar trabalho é de 35 semanas. Também houve redução no rendimento médio, de R$ 1.864,00 para R$ 1.722,00. Por meio da Coordenadoria da Mulher da Diretoria de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, a prefeitura de Porto Alegre tem realizado uma série de ações no sentido de garantir a aplicação de políticas públicas de gênero, seja no enfrentamento à violência contra a mulher, no combate ao assédio e, principalmente, na inclusão da mulher no mercado de trabalho.
Hoje, dia 6, haverá um dia de atendimento especial às mulheres no Sine Municipal. Essa iniciativa, realizada em conjunto pela Coordenadoria da Mulher, pela Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, e pela Câmara Municipal, tem como objetivo, além de oferecer vagas de trabalho, promover rodas de esclarecimentos sobre a participação da mulher no trabalho.
Com esse conjunto de ações, no Mês da Mulher, a prefeitura de Porto Alegre demonstra o seu compromisso em combater a desigualdade e o preconceito que, infelizmente, ainda existem quando se trata da participação da mulher no mercado de trabalho.
Secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte/Interina
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia