Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 11 de março de 2018.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

Literatura

Notícia da edição impressa de 12/03/2018. Alterada em 09/03 às 18h00min

Professor de Literatura ministra oficina sobre crítica literária

Professor de Literatura Brasileira na Ufrgs, Guto Leite é autor de seis livros de poesia

Professor de Literatura Brasileira na Ufrgs, Guto Leite é autor de seis livros de poesia


ACERVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Professor de Literatura Brasileira na Ufrgs e autor de seis livros de poesia e de diversos textos em jornais e revistas, Guto Leite ministra, a partir de terça-feira (13) a oficina Onde está a crítica literária?, na Casamundi Cultura (Borges de Medeiros, 2.500/1.909). Serão quatro encontros, nas terças-feiras, das 10h15min às 12h15min, até 3 de abril. 
Leite instiga os participantes, mobilizados pela teoria e convidados à prática, a refletir sobre algumas questões, como o lugar da crítica literária hoje e em que condições exercê-la. Segundo ele, criticar é ler na minúcia, entender como funcionam as formas, sublinhar os momentos em que o escritor mobilizou recursos estéticos em prol do estilo - entendido como acumulação individual/histórica - e apontar quando a tensão mantida na e pela forma se arrefeceu. Assim, o crítico não exerceria apenas a função de contraponto ao autor, mas seria peça estruturante do sistema literário. No entanto, no momento atual, tempo de mercadoria, o espaço da crítica foi substituído pela publicação promocional, pela resenha, pelo comentário. 
O curso tem um investimento de R$ 418,00 (sendo R$ 374,00 para estudantes, desde que o inscrito escreva para cultura@casamundi.com.br solicitando seu cupom de desconto e, na data do evento, apresente sua identificação estudantil). Os valores podem ser parcelados em até três vezes.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia