Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 04 de março de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 05/03/2018. Alterada em 02/03 às 20h16min

Por um mobiliário cumpridor

Relógios de rua seguem desativados na Capital

Relógios de rua seguem desativados na Capital


/JOEL VARGAS/PMPA/JC
Segue a passos de cágado o processo de instalação e operação do mobiliário urbano de Porto Alegre, envolvendo relógios digitais, abrigos de ônibus e placas de rua. A última informação oficial indica que, ao longo deste mês, a prefeitura se manifestará sobre as propostas que recebeu a partir de uma consulta pública encerrada no mês passado. A meta é positiva: os relógios poderão fornecer serviços de Wi-Fi gratuitos e possibilitar aos órgãos municipais a divulgação on-line de informações de interesse público. A prefeitura ainda pretende realizar uma audiência pública para referendar os resultados e após publicar o edital de licitação.

Momentos internacionais

A agenda da Alap (Associação Latino-Americana de Publicidade) prevê dois eventos importantes este ano, a Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, desta vez em Paris, e o terceiro Congresso Latino-Americano de Publicidade, este em Porto Alegre. O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Carlos Eduardo Thompson Flores, foi convidado pela entidade para presidir o congresso, previsto para os dias 24 e 25 de outubro. Já a edição extra está programada para 21 de setembro, na Embaixada do Brasil na capital francesa.

Fake news by robôs...

O fechamento da exposição foi acelerado por robôs

O fechamento da exposição foi acelerado por robôs


/MARCO QUINTANA/JC
A ação de robôs impactou fortemente na formação de opinião pública em relação à polêmica exposição Queermuseu, abortada no ano passado em Porto Alegre. Cerca de 10% dos mais de 700 mil tweets publicados foram gerados por robôs atuando como se fossem perfis reais. A revelação foi feita pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas, da Fundação Getulio Vargas (FGV), que identificou outros agravantes: situações como o julgamento de Lula, a aprovação da reforma trabalhista e as discussões sobre o auxílio-moradia do Judiciário também têm impactos semelhantes movidos por robôs.

... só afastam a confiança

O uso dos bots provoca um ambiente de polarização que anula um debate espontâneo, em que aflorem ideias discordantes e moderadas. O resultado, assim, mostra que cada vez mais a internet perde credibilidade como fonte de informações. Não é a toa que o Facebook e o Google começam a se preocupar com suas consequências, e agora o Face anunciou o lançamento de um projeto piloto para "ajudar jornais norte-americanos a aumentarem as assinaturas digitais pagas". No fundo, o que o grande irmão não quer é perder a possibilidade de reproduzir as notícias de jornal - que continuam contando com a confiança quase total do público consumidor de notícias.

GENTE

Felipe Schmitt-Fleischer coluna Intervalo divulgação coletiva

Felipe Schmitt-Fleischer coluna Intervalo divulgação coletiva


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Felipe Schmitt-Fleischer está à frente da Felipe Schmitt-Fleischer Estratégia de Marcas. Ex-sócio da SPR, de Novo Hamburgo, o profissional é especialista em posicionamento de marcas e negócios, executando projetos de branding e planejamento de marketing. No site www.felipefleischer.com ele apresenta os produtos do portfólio, artigos sobre branding e marketing, além de cases e o seu novo e-book, distribuído gratuitamente aos cadastrados na página.

AGÊNCIAS

INTEGRADA Comunicação adicionou a seu portfólio a escola de futebol PSG Academy, instalada na estrutura do Planet Ball em Porto Alegre, cliente também atendido pela agência. A Integrada fará o planejamento de mídias on e off-line e adaptará a campanha mundial para o mercado local.
MARKMAIS completa 10 anos, atendendo mercados de Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Florianópolis. É dirigida por Sylvio Ballverdu, com o apoio dos filhos Ramon e Thomaz.

TÁ LIGADO

Será nesta terça-feira a terceira edição do Tech Nights, promoção do Black Sheep Project em parceria com o Espaço Voz e com o Data Science Brigade. Reunirá especialistas que dissertarão sobre as novas tecnologias que revelam tendências do mundo digital. Será a partir das 19h, na avenida Cristóvão Colombo, 545 - 3° andar.
Logo mais, às 19h, o Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul (GP-RS) fará um encontro na Area 51 para se mostrar a eventuais interessados que queiram se incorporar ao trabalho realizado pelo coletivo. Um dos objetivos é também atrair voluntários que ajudem a pensar o planejamento do congresso do GP-RS, que ocorrerá em 2019. Mais informações estão na página do grupo no Facebook.
Próxima edição do Encontro do Bem, na manhã de sexta-feira, homenageará os 30 anos da Alap e os 50 anos da Receita Federal. Evento prevê duas palestras, das 9h30min às 12h, na sede da Receita (avenida Loureiro da Silva, 445).

PARCEIROS

ADVB-RS definiu sua agenda para 2018, na qual se destaca o Top de Marketing, que já abrirá inscrições este mês. O Festival da Transformação foi confirmado para 24 e 25 de novembro, em Porto Alegre, e as novas edições do happy hour ADVBeer voltam a ser realizadas agora em março.
ESCOLA DIGITAL Happy Code abriu, no bairro Moinhos de Vento, sua primeira franquia no Estado. Oferece 11 cursos, entre os quais estão um para formar youtubers e outro que prepara para gamers, ensinando a criar jogos em diversas plataformas com cenários e personagens.

PERFIL

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do publicitário Cado Bottega.

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do publicitário Cado Bottega.


RAUL KREBS/DIVULGAÇÃO/JC
 

BY THE WAY...

... dom Irno se alinha entre os que pensam que, se o problema não tem solução, solucionado está.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia