Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 18 de Fevereiro de 2018 às 22:18

Nova Petrópolis deve incrementar turismo com chegada da Chocofest

Autoridades e personagens participaram do lançamento oficial do evento neste fim de semana

Autoridades e personagens participaram do lançamento oficial do evento neste fim de semana


/MARCELO MOURA/DIVULGAÇÃO/JC
Consolidado como um dos maiores eventos de Páscoa no Brasil, a Chocofest volta a ocorrer, após três anos da sua última edição. Desta vez, o cenário da festa será Nova Petrópolis, município com 20 mil habitantes, localizado na serra gaúcha. Contando com 2 mil leitos distribuídos em 34 hospedagens, a cidade se prepara para receber cerca de 100 mil pessoas durante os 11 dias de Chocofest - que ocorre de 22 de março a 1 de abril.
Consolidado como um dos maiores eventos de Páscoa no Brasil, a Chocofest volta a ocorrer, após três anos da sua última edição. Desta vez, o cenário da festa será Nova Petrópolis, município com 20 mil habitantes, localizado na serra gaúcha. Contando com 2 mil leitos distribuídos em 34 hospedagens, a cidade se prepara para receber cerca de 100 mil pessoas durante os 11 dias de Chocofest - que ocorre de 22 de março a 1 de abril.
De acordo com o Secretário de Turismo local, Paulo Roberto Staudt, o evento deverá ser um marco para a cidade. "Impactará positivamente todos os setores de Nova Petrópolis, e, principalmente, a economia e o turismo", comenta o gestor. A cidade recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes. "Mas a maioria vem só de passagem, e não chega a pernoitar", pondera Staudt.
Ação conjunta entre poder público e a empresa Rossi & Zorzanello, a 20ª edição da Chocofest é encabeçada no município pela Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis, com o apoio da prefeitura. Resultado de mais de um ano de negociações, a retomada do evento foi celebrada na noite da última sexta-feira, durante cerimônia de lançamento oficial, que reuniu autoridades locais e do Estado (incluindo o secretário de Cultura, Victor Hugo e o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn). "Nova Petrópolis tem diversas opções nas áreas da gastronomia, rede hoteleira, e, além de empresas e marcas com destaque nacional, a cidade investe forte no setor de eventos", destaca Staudt. Ele conta que a ideia de sediar a Chocofest nasceu de uma conversa informal com a diretora da empresa idealizadora e promotora do evento, Marta Rossi.
"Por ser berço da colonização alemã no Sul do Brasil, Nova Petrópolis tem tudo a ver com a decoração da Chocofest, uma vez que nossa inspiração foi baseada principalmente em referências germânicas", afirma o também diretor da Rossi & Zorzanello, Eduardo Zorzanello. O evento ocorreu pela primeira vez em Gramado, em 1994 e seguiu até 1997, passando a acontecer em Canela a partir de 1998 (onde se repetiu anualmente até 2007), voltando para Gramado até 2014. Em 2015 foi interrompido por incompatibilidade de interesses entre a empresa promotora e a Gramadotur, responsável pelo gerenciamento de eventos públicos de Gramado. Durante o período em que esteve fora do calendário de atrativos da serra gaúcha, a Chocofest chegou a ser demandado por cidades como Brasília e Curitiba, mas, segundo Zorzanello, não vingou fora do Estado para evitar que fosse descaracterizado.
A retomada do evento acontece com ele mais enxuto, em parceria com a tradicional Magia da Páscoa, de Nova Petrópolis. Serão 11 dias de atrações gratuitas, incluindo atividades na Rua Coberta e na Praça das Flores. "A programação detalhada do evento deve ser divulgada nos próximos dias", afirma Marta Rossi. Ela comenta que este ano o investimento na realização do evento irá girar em torno de
R$ 500 mil, sendo que metade deste valor será bancado pelo município. A última edição, em Gramado custou R$ 1,5 milhão e atraiu 400 mil pessoas para a cidade serrana. "Estamos ansiosos, com um frio na barriga. Mas sabemos da competência da equipe que organiza esse evento, conhecido nacionalmente", discursou o prefeito da cidade. "Esta edição é especial, uma vez que acontece no 30º ano de atividades da empresa", destacou o diretor Marcus Vinícius Rossi.

Evento que atrai multidões reforça vocação do município para receber turistas

Belezas do Parque Aldeia dos Imigrantes são uma atração à parte

Belezas do Parque Aldeia dos Imigrantes são uma atração à parte


/GUILHERME KAISER/DIVULGAÇÃO/JC
Para o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, a Chocofest na Magia da Páscoa (nome do evento este ano, uma vez que reúne atrações de ambos projetos) é "uma grande conquista para o município". "Nossa cidade vem se destacando no turismo e a Chocofest vem para confirmar o esforço e o trabalho que estamos realizando nessa área", destaca. A ideia, segundo o secretário de Turismo local, Paulo Roberto Staudt, é que em quatro anos o evento seja capaz de atrair 400 mil pessoas, a exemplo da última edição ocorrida em Gramado.
A ideia é que os visitantes do evento também aproveitem os demais atrativos turísticos da cidade, a exemplo do Parque Aldeia dos Imigrantes (que recebe anualmente 160 mil pessoas), onde pode-se conferir prédios com arquitetura enxaimel, e outros como capela do imigrante, casa paroquial, cemitério, escola comunitária, réplica da primeira sede da cooperativa de crédito mais antiga da América Latina, e o museu histórico municipal. Outro ponto bastante badalado é o Ninho das Águias (que atrai 100 mil pessoas/ano), um mirante a 590 metros de altura, com rampa para voo livre e uma vista panorâmica espetacular. Dentre os atrativos mais curiosos também se destaca o Parque Pedras do Silêncio, idealizado com o objetivo de resgatar a história da imigração germânica e divulgar por intermédio de esculturas em pedras.