Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

TEATRO

Notícia da edição impressa de 01/03/2018. Alterada em 28/02 às 18h28min

A história de nós 2 mostra a sintonia afinada de Alexandra Richter e Bruno Garcia

Alexandra Richter e Bruno Garcia encenam A história de nós 2 amanhã e sexta-feira na Capital

Alexandra Richter e Bruno Garcia encenam A história de nós 2 amanhã e sexta-feira na Capital


DALTON VALÉRIO/DIVULGAÇÃO/JC
Caroline da Silva
Os atores Alexandra Richter e Bruno Garcia tomam o palco do Teatro do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80) nas noites de hoje e amanhã para trazer ao público da Capital uma comédia romântica que estreou em 2009 e segue viajando o País sendo sucesso quando abrem-se as cortinas, levando milhares de espectadores às plateias. A história de nós 2 narra as aventuras e os desencontros de um casal já separado, que revê a sua própria trajetória na noite em que o marido resolve pegar suas últimas coisas na antiga casa.
Alexandra, que também é produtora da montagem, acredita que a peça está há tanto tempo em cartaz pela identificação do público com o espetáculo. "A história de nós 2 pode ser a história de qualquer casal. A Lícia Manzo, autora da peça e também da Globo, tem a capacidade de olhar pelo buraco da fechadura. As pessoas falam: 'Nossa, vocês colocaram um gravador lá em casa'", brinca ela.
Na opinião da atriz, o diretor Ernesto Picollo concebeu um espetáculo muito simples e verdadeiro. Picollo, em certo momento, também já encarnou o protagonista masculino da comédia, e agora é substituído por Garcia: "A peça já estava fora de cartaz há algum tempo, então foi praticamente uma reestreia. Facilitada, é claro, pela experiência da Xanda no espetáculo e por estarem prontos cenário, figurino etc. O fato de substituir a atuação no palco do próprio diretor foi uma vantagem, pois me trouxe dicas ricas e precisas".
Esta atração já esteve em Porto Alegre uma vez, em 2012, com Marcelo Valle, outro ator conhecido por papéis cômicos. O convite para Bruno Garcia assumir a missão veio da própria Alexandra, que já tinha feito um casal com ele na novela das 18h chamada Boogie Oogie, em 2014. "Já queria trabalhar com ele no teatro. Quando Gustavo Nunes, meu produtor, propôs a volta da temporada, o convidamos, e ele topou. Na verdade, o convite foi para o 'combo' peça e filme", relata a intérprete, que também tem como projeto levar a comédia para as telas de cinema. "Ainda estamos afinando as datas, mas vai sair - e vai ser lindo. Queremos causar a mesma sensação de identificação imediata."
Garcia conta que o chamado foi porque a atriz sentiu uma grande química quando interpretaram marido e mulher na trama da Globo: "De fato, temos ótima sintonia e trabalhamos muito bem juntos". Alexandra amplia os elogios: "Ah, claro! A sintonia é fundamental. Bruno é um excelente ator e trouxe um frescor para a peça. Somos amigos, e ele é muito parceiro, além de ser muito engraçado".
O artista pernambucano comenta que sua maneira de abordar os papéis parte sempre de uma leitura aprofundada, da qual procura retirar o máximo das essências: "Acho que isso traz sutilezas aos resultados". Edu, seu personagem, é um homem dividido entre o desejo de ascender profissionalmente, a vontade de manter o relacionamento e o sonho de permanecer eternamente livre. Já Lena (Alexandra) é uma mulher "partida" entre carreira, maternidade e paixão. Afastado da esposa há algum tempo, em uma noite, o ex-marido vai buscar os derradeiros pertences no apartamento. O último encontro do casal se transforma em um ajuste de contas ao mesmo tempo emotivo e cômico, em que os dois tentam descobrir quem, afinal, causou a separação: a mulher, a mãe, a advogada bem-sucedida ou o marido, o adolescente eterno, o publicitário workaholic?
Alexandra sustenta que a dramaturgia não levanta nenhuma bandeira, apenas mostra um casal multifacetado: "Os dois se dividem em vários papéis, não somente a mulher. Essas facetas vão invadindo a relação durante os anos, e desde que mundo é mundo... Manter um casamento equilibrado e feliz é trabalhoso". Na visão dela, é isso que faz o espectador se identificar com o dilema. "Deixamos no ar a pergunta 'O que é mais importante: o casamento, os filhos, a carreira?', mas contamos tudo de forma leve e muito engraçada, afinal, é uma comédia romântica com todos os ingredientes de uma comédia."
O espetáculo está marcado para as 21h desta quinta e sexta-feira, com ingressos entre R$ 60,00 e R$ 160,00. As entradas podem ser adquiridas no site www.uhuu.com e na bilheteria do Teatro do Bourbon Country (das 10h às 22h).
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia