Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 22/02/2018. Alterada em 21/02 às 21h38min

Crescimento da receita própria

A crise por que passa o município de Porto Alegre seria muito mais grave não fosse a expressiva arrecadação de receitas próprias em 2017, cujo resultado superou importantes capitais do País. A estimativa é que a arrecadação dessas receitas tenha alcançado R$ 1,9 bilhão, crescimento de 3,61% acima da inflação, ante a queda de 4,8% nos repasses das transferências constitucionais (repasses estaduais - relativos a ICMS e IPVA - e federais - relativos ao FPM). Este resultado garantiu uma arrecadação extra de R$ 157 milhões aos cofres municipais, o que demonstra o excelente trabalho dos auditores fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre - mesmo trabalhando em um cenário econômico adverso.
Ação da fiscalização
O presidente da Aiamu, entidade dos auditores fiscais, Fernando Schunck, destaca, no trabalho da fiscalização tributária, a recuperação da dívida ativa, da qual o município tem o melhor índice entre as capitais; o RefisPOA, que superou a meta inicial; o lançamento de novas inscrições imobiliárias e áreas incrementais no cadastro imobiliário, elevando a receita do IPTU; e ações de combate à sonegação.
Pet Day do Bem
Os pets estarão, mais uma vez, no centro das atenções durante o Pet Day do Bem, que movimentará o jardim do I Fashion Outlet Novo Hamburgo, neste sábado, com atrações especiais para interessados e apaixonados pela causa animal. A ONG Ajude a Mudar Meu Destino irá arrecadar doações de ração a cães e gatos atendidos pela entidade e disponíveis também para adoção.
Estreia no Liquida
A Óptica Foernges participa, pela primeira vez, do Liquida Porto Alegre. Suas sete lojas estarão com descontos de até 50% em óculos de grau e de sol. "É uma oportunidade para oferecer descontos diferenciados, incluindo nossas marcas exclusivas", comentou, a propósito, o diretor comercial Guilherme Foernges.
Convenção coletiva
O Sindasseio acaba de aprovar uma convenção coletiva inédita com base em novidades da reforma trabalhista. A opção do fornecimento de cartão combustível em vez do vale-transporte é uma delas, reivindicação antiga dos que têm carro próprio. No caso, houve a aplicação do novo princípio da prevalência do negociado sobre o legislado.
Câmara de arbitragem
O advogado Guilherme Carneiro Monteiro Nitschke, de TozziniFreire, assumiu a secretaria-geral na Câmara de Arbitragem da Federasul (CAF). Criada em 2003, a CAF é uma das principais câmaras da Região Sul, que visa disponibilizar a gestão segura dos procedimentos extrajudiciais na solução de conflitos.
Um apartamento, uma casa popular
O ex-jogador de futebol do Palmeiras, o gaúcho Tiago Silva dos Santos, integrou ao lançamento do empreendimento imobiliário de luxo TSS Voll, em Teutônia, no Vale do Taquari, uma ação social, em parceria com a prefeitura local. A cada apartamento vendido, ele vai doar uma casa popular de 40 m2, para uma família de baixa renda da cidade. A incorporadora entra com a construção, junto a seus fornecedores, e o município, com o terreno e a infraestrutura. Os beneficiados serão selecionados via cadastro da prefeitura. Mas as 10 casas - dois apartamentos já estavam comprometidos quando surgiu a ideia - serão espalhadas pela cidade em bairros de classe média onde encontrem uma vizinhança de apoio. Santos deseja que o projeto seja repicado pelo País para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia