Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Fevereiro de 2018 às 22:41

Frota agrícola


GRAZIELE DIETRICH/DIVULGAÇÃO/JC
O Brasil tem a segunda maior frota de aviões agrícolas - abaixo apenas dos Estados Unidos -, com 2.115 aeronaves em 2017. O Mato Grosso lidera o ranking nacional com 464 aeronaves registradas, seguido pelo Rio Grande do Sul com 427. A primeira vez que se usou um avião agrícola no Brasil foi em 1947, em Pelotas, para combater a praga dos gafanhotos, que liquidou com boa parte da agricultura gaúcha. O episódio assombra até hoje quem viveu o ataque. Atualmente, até se planta com esses aviões.
O Brasil tem a segunda maior frota de aviões agrícolas - abaixo apenas dos Estados Unidos -, com 2.115 aeronaves em 2017. O Mato Grosso lidera o ranking nacional com 464 aeronaves registradas, seguido pelo Rio Grande do Sul com 427. A primeira vez que se usou um avião agrícola no Brasil foi em 1947, em Pelotas, para combater a praga dos gafanhotos, que liquidou com boa parte da agricultura gaúcha. O episódio assombra até hoje quem viveu o ataque. Atualmente, até se planta com esses aviões.

A era da vigarice

Fake news, fórmulas milagrosas de enriquecimento rápido, vacinas fajutas, propaganda enganosa de produtos comerciais e medicinais, fórmulas mágicas que curam desde unha encrava até o mais agressivo câncer, eletrodomésticos que dão pau no dia seguinte à compra, promessas vãs de políticos que desdizem o que disseram durante a campanha - de repente, este mundo virou uma enorme vigarice.

Não no meu

Grupo que quer realizar uma festa do Saint Patrick's Day na rua Padre Chagas não desiste, apesar do veto da associação dos moradores do bairro. Reconhece que, na edição anterior, houve problemas "terríveis" para os moradores, mas se acha no direito de repetir a dose. Cabe como uma luva na definição: no dos outros, é sempre refresco.

O negociado e o legislado

O Sindiasseio aprovou uma inédita convenção coletiva com novidades da reforma trabalhista. A possibilidade de fornecimento de cartão combustível em substituição ao vale-transporte foi uma das novidades. Com a prevalência do negociado sobre o legislado, agora, é possível essa alteração.

Non sense

Leitor relata o calvário por que passou e ainda passa para receber o documento do IPVA. Estranhando a demora, fez uma investigação e descobriu que o documento foi entregue para uma pessoa totalmente desconhecida no prédio e na portaria do condomínio. Aí começou o jogo de empurra. O Detran diz que entregou para os Correios, que diz ter entregue no endereço constante. E nem aceita protocolar a reclamação.

Inflação nas milhas

Todo mundo que viaja reclama de preços aplicados pelas aéreas, mesmo depois de cobrar por bagagem despachada. Mas ninguém fala das exigências para usar as milhagens. Usuário que tinha 3 mil milhas acumuladas no trajeto Porto Alegre-São Paulo soube, agora, que a Latam exige 4,5 mil milhas - aumento de 50%.

O lado B

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou que a guerra da segurança no Rio de Janeiro será ganha com mais empregos. Há um porém. Olhando friamente, se os militares realmente conseguirem estrangular a contravenção e secar as cadeias econômicas geradas pelo crime, haverá perda substancial de empregos com e sem aspas.

Palavras ao vento I

A baixa produtividade dos parlamentares é diretamente proporcional ao número de duração dos discursos de suas excelências. Quando eles ocupam as tribunas, nenhum dos presentes presta atenção ao que dizem, excetuando-se apartes, na maioria das vezes, desnecessários. O discurso é a matéria-prima mais etérea da atividade dos parlamentos.

Palavras ao vento II

No máximo, as quilométricas falas servem apenas para procrastinar alguma votação importante. Se comprimíssemos todas as falas para algo em torno de 20% das catilinárias, com exceção de algumas peças de boa oratória, os legislativos teriam tempo de sobra para votar diplomas legais. Estranha maneira de gastar o tempo para que ele falte logo adiante.

A carne é forte

A rede de churrascarias Fogo de Chão (38 restaurantes nos Estados Unidos, nove no Brasil e parcerias no México e no Oriente Médio) está sendo comprada pelo fundo de investimentos norte-americano Rhône Capital por US$ 560 milhões. A rede foi fundada em 1979 pelos irmãos gaúchos Arri e Jair e, depois, vendida para um grupo norte-americano. Arri é um dos sócios da rede gaúcha NB Steak.

Miúdas

  • MIAMI deixou de ser o destino preferido dos brasileiros. A bola da vez é Orlando, também na Flórida.
  • AGORA é que as cidades do Litoral começam a ficar civilizadas. Os gnus estão migrando de volta.
  • GLOBAL comemora o retorno das marcas Casa Valduga e Casa Madeira ao seu portfólio de clientes.
  • RECÉM a Capital está se espreguiçando e ainda não saiu o torpor da semana do Carnaval.
  • NOME fantasia de alguns artistas parece criação de pândegos. Uma delas é Jojo Todynho.

Finais

  • COOPERATIVA Santa Clara lança o Queijo Itálico, produto de sabor delicado e textura amanteigada.
  • GRUPO gaúcho Cortel (cemitérios e crematórios) completa hoje 55 anos de atividades.
  • SESC Lajeado abre a Exposição 6º Salão Fundarte/Sesc de arte 10x10 dia 27/19h.
  • TRANSFORMAÇÃO digital no Brasil será o tema da reunião-almoço da ACI de Novo Hamburgo amanhã, com palestra de Caio Rodrigues (Microsoft).