Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 31 de Janeiro de 2018 às 23:56

O jogo do erro

Beira-mar de Capão da Canoa

Beira-mar de Capão da Canoa


BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC
Não é exatamente o jogo dos sete erros, mas o que está errado ou incomum nessa foto obtida no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, caso de Capão da Canoa? A bandeira amarela está imóvel. Praia gaúcha sem vento é mais difícil que encontrar noiva virgem. 
Não é exatamente o jogo dos sete erros, mas o que está errado ou incomum nessa foto obtida no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, caso de Capão da Canoa? A bandeira amarela está imóvel. Praia gaúcha sem vento é mais difícil que encontrar noiva virgem. 

Vigia de helicóptero

Estudo da Universidade de Yale (Estados Unidos) comprova o impacto da desigualdade econômica nas mudanças no estilo de paternidade, com o surgimento e multiplicação dos chamados pais-helicóptero, sempre girando em torno das suas crias. Segundo o trabalho, a saída de uma situação de estabilidade econômica para a de crise pode ser capaz de gerar pais superprotetores.

Fora do jogo

Evolução do La Niña de janeiro 2017 a janeiro de 2018

Evolução do La Niña de janeiro 2017 a janeiro de 2018


REPRODUÇÃO/JC
Atuando desde outubro do ano passado, o fenômeno meteorológico La Niña (resfriamento das águas do Pacífico que provoca poucas chuvas no Sul) está nos estertores. De forma abrupta, como se vê no gráfico, a temperatura do Pacífico subiu ao ponto de neutralidade. Não há clones desses fenômenos, nenhum é igual aos anteriores, nem em intensidade, nem em duração.

Porém...

...a má notícia é que a falta de chuva generalizada prejudicou as safras de verão. Na Argentina, há perdas irreversíveis de milho e soja, adverte Antônio Sartori, da Brasoja. 

Primeiro mandamento

Sempre que acompanhar o noticiário, lembre-se de que todo político tem, como primeiro objetivo, o mais importante de todos, sobreviver. Pode, eventualmente, deixar esse objetivo de lado em determinadas situações, mas não é para acostumar: esses casos são exceções. O alerta é do jornalista Carlos Brickmann, do blog Chumbo Gordo.
 

Em busca de Eldorado I

Como sempre, nestes momentos de busca de alternativas para a dívida, surge a miragem, a visão misturada de Papai Noel com Coelhinho da Páscoa, das perdas da Lei Kandir. Só falta acreditar em lobisomem. 

Em busca de Eldorado II

Outra quimera é tirar leite de pedra e cobrar os bilhões de devedores da dívida ativa. A maior parte se divide entre contestações fiscais que estão na Justiça, e a outra parte se refere a empresas falidas. 

Historinha de sexta (*)

Quando o regime militar começou a prender os chamados subversivos, uma pequena parte do Partidão (PCB) decidiu aderir à luta armada. Os comunistas da Metade Sul queriam ações armadas e avisaram a cúpula do PCB que mandariam um telegrama quando as armas chegassem.
Os dirigentes do Partidão pediram que, ao menos, eles usassem código no telegrama, e que não usassem "fuzis", e sim "porcos", para não alarmar os gansos do Dops. Comunista histórico, o falecido jornalista João Baptista Aveline contou a este colunista um folclore que cercou o acontecido. Semanas depois veio o seguinte telegrama:
- Chegaram os porcos VG (**) mas todos sem munição PT.
(*) Antecipada para quinta-feira, devido ao feriado.
(**) VG=vírgula PT=ponto. 

Miúdas

ATÉ a Lua entrou no ritmo gaúcho. Teremos a Lua Vermelha e a Lua Azul.
DOIS acusados pelo estupro, morte e ocultação do cadáver de uma menina de cinco anos foram condenados a 61 anos. É muito pouco.
É a pena máxima, sabemos, mas, pela monstruosidade do crime cometido, 61 anos (se forem cumpridos...) é mole demais.
COM o fim da TV analógica, como fica agora o nome da banda de rock Acústicos e Valvulados?
 

Finais

PORTO TVU, já no Canal 11 da Net, recebeu outorga definitiva para operação 24h/dia com o novo canal 48 em UHF. TEMPLO Universal da Paz Francisco de Luanda, no bairro Lami, fará homenagem a Iemanjá amanhã/15. SKOL usará o ventilador gigante "Nordestão" para refrescar os foliões no Carnaval da Cidade Baixa.