Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Janeiro de 2018 às 22:16

Santo, mas limpinho


ALEX ROCHA/PALÁCIO PIRATINI/JC
Parece, mas não é rapel. Funcionários de uma empresa fizeram a limpeza das estátuas dos santos da Catedral Metropolitana na sexta-feira. Santo gosta de estar sempre limpinho, o que nem sempre é possível porque trabalhoso.
Parece, mas não é rapel. Funcionários de uma empresa fizeram a limpeza das estátuas dos santos da Catedral Metropolitana na sexta-feira. Santo gosta de estar sempre limpinho, o que nem sempre é possível porque trabalhoso.

Brasil de coalizão

Houve um suspiro na sexta-feira na Alemanha e em toda Europa por conta do anúncio de que os conservadores liderados pela chanceler Angela Merkel fecharam um governo de coalizão com os sociais-democratas. Por conta desse acordo, subiram as bolsas e o euro. Governo de coalizão. Quando poderemos sonhar com um - e não apenas troca de apoio por empregos - unindo todas as tendências para melhorar o Brasil até que ele se aprume?

O vil metal

É frenético o ritmo dos preparativos para protestos contra o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no dia do julgamento do ex-presidente Lula (PT), em 24 de janeiro. Só que o dinheiro das centrais sindicais anda curto, ainda mais com o fim do imposto sindical. A cornucópia já não jorra mais dinheiro como antes. Tanto que as manifestações serão só aqui e São Paulo. Sem dinheiro, nem a esquerda vive.

Programe-se

Nas ruas de Porto Alegre, não se observam maiores adesões independentes pró-Lula. O que mais o povo de baixo e o povo de cima estão fazendo é se organizar para evitar o Centro e vias de acesso ao TRF-4. Também é verdade que muita gente está de férias ou nas praias, então, a cidade está vazia. Em caso de tumulto generalizado, temor de muitos, agências bancárias podem não abrir. Ressalvando: em caso de tumulto.

Cautela

No dia do julgamento de Lula no TRF-4, somente os servidores ligados aos desembargadores julgadores é que irão trabalhar. Os demais foram liberados do expediente.

Limpeza de área

Há dias, a página comentou o pouco caso com o usuário de ônibus da Capital por parte de vendedores de frutas na Praça Parobé. Suas excelências simplesmente colocaram a banca bem embaixo do abrigo das paradas de ônibus. Com esse calor e sol de rachar. Felizmente, policiais do 9º BPM foram lá e limparam a área. Na realidade, isso deveria ser tarefa da Smic ou nome que tenha agora.

Bit o quê?

Para o homem comum, falar em criptomoedas é o mesmo que perguntar a ele o que é fusão nuclear a frio. Bitcoin ele até pode ter ouvido falar, mas o que vem exatamente a ser ele não sabe.

O santo ajuda

Jornalista comenta uma curiosidade que cerca a insolvência de alguns estados. Os que começam com "Rio" estão em petição de miséria: Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em compensação, os que tem nome de santo - Santa Catarina e São Paulo - têm sua situação financeira em bom estado de conservação. Quando o Rio Grande do Sul ainda era a Província de São Pedro, tínhamos 12% do PIB; hoje, pouco mais da metade.

Rituais satânicos

Nos anos 1990, houve um caso que também foi ligado a um ritual satânico, como o recente esquartejamento de crianças em Novo Hamburgo. Em cidade do Vale do Paranhana, um sem-teto apareceu em zona rural com os olhos vazados. Para ligar o caso a ritual satânico foi um upa. Só que não. No final, não era nada disso. Pessoas públicas sofreram o diabo quando, irresponsavelmente, foram acusados pelo crime. Plumas ao vento não voltam ao travesseiro.

Miúdas

  • CARNAVALESCOS da velha guarda torcem o nariz para o Carnaval fora de época.
  • ALGUNS comentaram nota da página, que o que se ouve não é mais samba, é marcha-rancho.
  • LULA não vai ser julgado, a rigor. O que vai ser julgado é o recurso.
  • GRUPOS de mulheres da Capital estão divulgando a moda de não depilar as axilas. No popular, pelos ao vento.
  • GASOLINA comum a R$ 3,99 o litro? Em Salvador (BA) tem, informa leitor que está lá de férias.
  • MONOPÓLIO mesmo quem tem é a Intel: 90% dos computadores lançados nos últimos cinco anos usam chips dela.